Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental
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dc.contributor.author |
FERRARI, Ana Carolina Machado |
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dc.date.accessioned |
2018-07-15T22:59:38Z |
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dc.date.available |
2018-07-15T22:59:38Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
FERRARI, Ana Carolina Machado. Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. 2014. Orientadora: Dra. Cristina de Castro Frade |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188278 |
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dc.description.abstract |
O objetivo geral desta Pesquisa foi investigar os limites, possibilidades e implicações da atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de Surdos em salas de aula do Ensino Fundamental. Mais precisamente, buscou-se compreender o quanto essa atuação se distancia ou se aproxima dos conhecimentos matemáticos ensinados pelo professor ouvinte. Os referenciais teóricos que fundamentaram o estudo envolveram a literatura sobre a educação dos Surdos ao longo da História, a inclusão dos Surdos em escolas regulares, o trabalho do intérprete e uma visão sociocultural da aprendizagem matemática dos Surdos. Participaram da pesquisa alunos Surdos, professores de Matemática e intérpretes de Libras de três turmas (duas de 7º e 8º anos e uma de EJA) do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A estratégia de trabalho seguiu os moldes usuais de uma pesquisa qualitativa em Educação, utilizando, como instrumentos de produção de dados, registro em áudio e vídeo de observações em salas de aula e de entrevistas semiestruturadas, e diário de campo. Para a análise dos dados foram selecionados dois episódios ocorridos nas turmas de 7º e 8º anos. Também foram discutidos trechos de entrevistas com o professor ouvinte e o intérprete de Libras da EJA. No caso das intérpretes do 7º e 8º anos foi verificado, a partir dos episódios, que ambas se distanciaram dos conhecimentos matemáticos ensinados pelo professor por duas razões principais: ausência de formação específica em Matemática ou de contatos prévios com os conteúdos matemáticos a serem trabalhados em sala de aula; ausência de competência técnica em Libras. Em relação à turma de EJA, constatou-se uma tensão entre o professor ouvinte e o intérprete de Libras acerca da responsabilidade de aprendizagem dos alunos Surdos. Em todos os casos, há uma indicação de que apenas a presença do intérprete de Libras em sala de aula não é suficiente para uma aprendizagem matemática significativa para os Surdos. E ainda que a interação direta entre professor ouvinte e alunos Surdos é desejável. Concluiu-se que os limites de atuação do intérprete em sala de aula são obscuros aos professores, intérpretes e alunos Surdos. Por fim, foram levantadas algumas questões sobre a formação de professores e intérpretes de Libras que poderão auxiliar em pesquisas futuras sobre o tema. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UFMG |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Intérprete de Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Língua de Sinais |
pt_BR |
dc.title |
Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
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