Title: | Orientações curriculares para a pequena infância na América Latina: uma análise da educação infantil obrigatória no Equador, Peru e Uruguai |
Author: | Bodenmüller, Saskya Carolyne |
Abstract: |
A presente pesquisa, em nível de Mestrado, teve como objetivo geral analisar os documentos curriculares nacionais para a educação infantil de países da América Latina em que há obrigatoriedade de matrícula para crianças com idade anterior aos seis anos, no Equador, Peru e Uruguai. Desse modo, visa-se identificar suas bases epistemológicas, conteúdos centrais e bases conceituais que constituem esses documentos para a educação da pequena infância. Para conhecer os documentos curriculares, a análise documental foi realizada a partir da Técnica de Análise do Conteúdo (VALA, 1999), que ajuda a compreender as bases teóricas, significar e conhecer os conteúdos e conceitos dos documentos. Por meio da T.A.C. foram definidas categorias de análise: Da Função Social, Dos Conteúdos Curriculares: áreas curriculares, competências e âmbitos de aprendizagem e Da Avaliação. Com base nos estudos de uma Pedagogia da Infância e seus pressupostos teóricos, este estudo não corrobora com propostas educativas que orientam para a escolarização antecipatória na educação infantil, pois se acredita na especificidade desta etapa educativa, em que as crianças aprendem a partir de experiências significativas que envolvem suas múltiplas linguagens, indo muito além de um ensino prescritivo, transmissivo e tradicional. As análises dos documentos curriculares indicam uma tendência de antecipação da escolarização na educação infantil, principalmente pelos conteúdos curriculares apresentados, os modos de organização e processos avaliativos que se assemelham a etapas educativas posteriores, reafirmando resultados de pesquisa e estudo de caso de Vinao Frago (1983) e Pascale Garnier (2014). Abstract : This research had as general objective to analyze the national curricular documents for the infantile education of countries of Latin America in which there is compulsory registration for children before the age of six, in Ecuador, Peru and Uruguay. it seeks to identify its epistemological bases, central contents and conceptual bases that constitute these documents for the education of the small childhood. In order to know these curricular documents, the documentary analysis was carried out from the Content Analysis Technique (VALA, 1999), which helps us understand the theoretical bases, signify and know the contents and concepts of the documents. Through T.A.C. categories of analysis were defined: Social Function, Curriculum Contents: curricular areas, competences and learning environments and Evaluation. Based on the studies of a Pedagogy of Childhood and its theoretical assumptions, we do not corroborate with educational proposals that guide the anticipatory schooling in children's education, as we believe in the specificity of this educational stage, in which children learn from meaningful experiences that involve their multiple languages, going far beyond prescriptive, transmissive and traditional teaching. It is with this look that we analyze the documents and the curricular guidelines for the small childhood here investigated, that presented us a tendency of anticipation of the schooling in the infantile education, mainly by the curricular contents presented, the modes of organization and evaluation processes that resemble stages later research, reaffirming research results and case study of Vinao Frago (1983) and Pascale Garnier (2014). |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188272 |
Date: | 2017 |
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PEED1304-D.pdf | 6.106Mb |
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