Title: | Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola |
Author: | Martins, Karine Joulie |
Abstract: |
O presente trabalho analisa as possibilidades de oficinas de aproximação com cinema despertarem novas formas de participação de crianças e jovens na escola pública. Consideramos a escola como um espaço em constante transformação pelas diferenças culturais que geram aproximações e distanciamentos constantes entre sujeitos, conhecimento e território. Essa instabilidade faz com que a escola também seja vista como um espaço propício para a criação a partir da experiência estética do cinema. Nesse sentido, a investigação empírica realizada com um cunho qualitativo se deu por meio de pesquisa-intervenção na qual foram oferecidas 12 oficinas de aproximação com cinema para três grupos de alunos entre 8 e 17 anos de duas escolas de comunidades diferentes do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis/SC, entre agosto e dezembro de 2016. Na perspectiva da mídia-educação, as oficinas visaram proporcionar um ambiente democrático para livre expressão, ampliar o repertório cultural das crianças e jovens, apresentar e criar produções culturais e possibilitar processos de significações por meio de uma experiência ético-estética com as imagens. Através de gestos, falas e atitudes ao longo da pesquisa foi possível perceber o desenvolvimento de formas de participação na escola a partir de sentidos que emergem da cultura das crianças e jovens, o que evidencia a importância dessa dimensão em processos de ensino-aprendizagem que têm a cidadania em seu horizonte. Abstract : The present thesis intends to investigate the possibilities that workshops for approximation with cinema may offer in awakening new forms of participation for children and young people in public schools. We consider the school as a space in constant transformation by the cultural differences that generate constant approximation and distancing between its subjects. That kind of instability makes the school to be seen by some authors as a propitious space for creation from the aesthetic experience of cinema. Using a qualitative approach, the empirical investigation was made through an intervention-research in which 12 film workshops were offered to three groups of students from 8 to 17 years old in two schools from different communities of the Maciço do Morro da Cruz, in Florianópolis/SC, between August and December 2016. The workshops, within the perspective of media-education, aim to provide a democratic environment for free expression, to expand the cultural repertoire of children and young people, to present and create cultural productions and to make processes of significance possible through an ethical-aesthetic experience with images. From the gestures, speeches and attitudes throughout the research, it is possible to notice the development of participation forms at school based on the meanings that emerge from the culture of children and young people, which highlights the importance of this dimension in teaching-learning processes that have citizenship as their horizon. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188269 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1296-D.pdf | 3.976Mb |
View/ |