Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais
Show simple item record
dc.contributor.author |
COUTO, Benigna Maria de Assunção |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-14T01:34:51Z |
|
dc.date.available |
2018-07-14T01:34:51Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
COUTO, Benigna Maria de Assunção. Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2015. Orientadora: Dra. Cátia de Azevedo Fronza |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188262 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do estado do Maranhão, e, a partir disso, analisar a relação que os professores estabelecem entre a Libras e a Língua Portuguesa na educação de surdos. Para tal fim, utilizou-se da entrevista semiestruturada com 5 professores de séries iniciais do ensino fundamental. A reflexão sobre esses dados toma por base estudos que se voltam ao percurso da educação de surdos e ao ensino e à aprendizagem de línguas, mais especificamente, Língua Portuguesa e Libras, trazendo pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e de aprendizagem, Quadros (1997), Karnopp (2004), Fernandes (2003) quanto à educação de surdos e ao ensino da língua portuguesa e da Libras. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que a educação de surdos, em particular, a educação bilíngue, encontra-se revestida de ações centradas na busca pela adequação e normalização dos sujeitos surdos. No diálogo mediado pelos dados gerados ao longo do estudo com as pesquisas que alicerçaram as discussões, percebe-se a necessidade de mais reflexões acerca da educação de surdos, em particular o ensino da língua portuguesa e da Libras, sobretudo o cenário dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais se configura a educação de surdos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UNISINOS |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar