Relação pedagógica professor, intérprete de língua brasileira de sinais e o aluno surdo do curso de Pedagogia da UERN

DSpace Repository

A- A A+

Relação pedagógica professor, intérprete de língua brasileira de sinais e o aluno surdo do curso de Pedagogia da UERN

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Mifra Angélica Chaves da
dc.date.accessioned 2018-07-14T00:39:48Z
dc.date.available 2018-07-14T00:39:48Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation COSTA, Mifra Angélica Chaves da. Relação pedagógica professor, intérprete de língua brasileira de sinais e o aluno surdo do curso de Pedagogia da UERN. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2014. Orientadora: Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188258
dc.description.abstract Mobilizados pelas discussões atuais, vivências de estudo com alunos surdos na graduação, cresce o desejo de problematizar a inclusão no Ensino Superior público, na perspectiva de possibilitar a esses estudantes melhores condições de ensino e atendimento. Este trabalho trata da dissertação intitulada A Relação Pedagógica Professor, Intérprete de LIBRAS e Aluno Surdo do Curso de Pedagogia da UERN, do Programa de Pós-Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. O estudo objetiva analisar a relação pedagógica professor, intérprete de Língua Brasileira de Sinais e discente surdo do Curso de Pedagogia, na perspectiva de um processo de ensino e de aprendizagem pautado na inclusão. Algumas questões da discussão objetivam averiguar como ocorre a relação pedagógica professor, intérprete de LIBRAS e discente surdo. Há mobilização de saberes, investidas na formação contínua do professor e do intérprete de LIBRAS? Na metodologia apresentada no trabalho com o método (auto) biográfico, os sujeitos narraram suas experiências de vida, refletem sobre essas trajetórias e encontram outros caminhos a percorrer, no processo contínuo de (auto)formação. Os sujeitos, na medida em que narram ou relatam suas múltiplas vivências no campo educacional, refletem acerca destas e vislumbram outras possibilidades e saídas para superar suas angústias, medos, fracassos ou reafirmar o êxito de sua prática de ensino. Os sujeitos da pesquisa são três: uma professora do Curso de Pedagogia, Campus Central da UERN, uma intérprete de LIBRAS e um discente surdo egresso do Curso de Pedagogia, Campus Central da UERN. Foram realizadas sessões (auto) biográficas com os sujeitos narradores e relatadores de sua história de vida, anotações, gravações. A fundamentação teórica está ancorada em Brasil (2004), Imbernón (2000), Freire (2008), Josso (2010), Mantoan (2006), Nóvoa e Finger (2010), Passeggi (2010), Sassaki (1997), Skliar (2005). Pretende-se com este escrito repensar a formação e transformação desses sujeitos na experiência do narrar, ouvir narrando acerca de si, perceber os aprendizados, as pistas deixadas por essa vivência em suas trajetórias pessoais, profissionais e sociais de olhar para as diferenças, vislumbrar uma relação pedagógica professor, intérprete de LIBRAS e discente surdo atenta para a inclusão, viabilizar reflexões pertinentes quanto à formação contínua, à prática pedagógica do docente e do intérprete de LIBRAS. Esta pesquisa perspectiva contribui com o ingresso e a permanência do discente surdo e de um novo olhar sobre o trabalho do profissional intérprete em todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-graduação. Problematizar a relação pedagógica, a formação inicial, continuada dos educadores. Buscar olhar o miúdo, desenvolver uma escuta e uma prática sensível atenta às diferenças, à singularidade de todos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UERN pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Relação pedagógica pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.title Relação pedagógica professor, intérprete de língua brasileira de sinais e o aluno surdo do curso de Pedagogia da UERN pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
COSTA Mifra Angelica 2014 (dissertação) UERN.pdf 1017.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar