Marcas surdas: Escola, família, associação, comunidade e universidade constituindo cultura e diferença surda
Show simple item record
dc.contributor.author |
CHIELLA, Vânia Elizabeth |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-13T23:55:50Z |
|
dc.date.available |
2018-07-13T23:55:50Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.identifier.citation |
CHIELLA, Vânia Elizabeth. Marcas surdas: Escola, família, associação, comunidade e universidade constituindo cultura e diferença surda. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2007. Orientadora: Dra. Maura Corcini Lopes |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188255 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação tem por objetivo analisar e problematizar marcadores culturais surdos. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado, dissertações de mestrado e propostas de dissertação escritas em português por sujeitos surdos militantes da política surda. A escolha dos materiais de pesquisa deu-se a partir da observação de que os surdos, ao escreverem, trazem histórias de vida que nos permitem ver alguns elementos próprios da comunidade surda. Ancorada nos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista e no campo dos Estudos Surdos, foi possível definir algumas ferramentas conceituais que operavam nas narrativas surdas sobre si. Em tais narrativas, a escola, a comunidade, a associação, a família e a universidade apareceram como espaços de constituição de marcas surdas. As marcas culturais que vi constituindo a diferença surda a partir da categoria de análise do espaço/lugar foram a surdez, a luta, a nostalgia de ser surdo, a presencialidade, a temporalidade surda, a língua de sinais, o olhar e o constrangimento surdo. No final da pesquisa, é possível fazer uma provocação aos interessados na área para que as discussões acerca da diferença surda e sobre como ela aparece traduzida e reduzida no currículo escolar sejam retomadas, considerando-se a experiência de ser surdo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UNISINOS |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Diferença |
pt_BR |
dc.subject |
Marcas culturais |
pt_BR |
dc.title |
Marcas surdas: Escola, família, associação, comunidade e universidade constituindo cultura e diferença surda |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar