Educação "alternativa": do discurso à imagem

DSpace Repository

A- A A+

Educação "alternativa": do discurso à imagem

Show full item record

Title: Educação "alternativa": do discurso à imagem
Author: Salgado, Gabriele Nigra
Abstract: Esta pesquisa, fundamentada na perspectiva teórica da Filosofia da Diferença, propõe questionamentos aos discursos naturalizados acerca das experiências de educação "alternativa", a fim de ampliar os modos de ver e de narrar tais práticas. Configura-se como uma documentese, composta pelo texto escrito em torno da ideia de alternativo e pela produção do documentário Conficções, objeto estético que tenta encenar o drama (ações) da tese, apontando para a proposição de uma experiência ao espectador. A investigação envolveu entrevistas e a produção de fotografias e vídeos, realizados em diferentes espaços educativos de Florianópolis-SC: duas escolas "alternativas", um curso de formação em pedagogia Waldorf e duas experiências de educação não institucionalizadas, envolvendo uma família adepta da desescolarização (unschooling) e uma cooperativa educacional. A análise relaciona as diferentes formas de enunciar a educação "alternativa", privilegiando aquelas linhas de fuga que indicam a potência das mudanças na maneira de (re)pensar a escolarização.Abstract : This research, grounded on the Philosophy of Difference theoretical approach, aims to question the naturalized discourses about the experiences of alternative education, in order to amplify ways of seeing and narrating such practices. Configure itself as a documenthesis, composed by the writing text around the very ideia of alternative and by the realization of documentary called Conficções , an aesthetical object which tries to play the drama (actions) of the thesis, pointing out to the proposition of an experience to the viewer. The investigation involved interviews and a production of photos and videos, that took place in different educational spaces of Florianópolis-SC: two "alternative" schools, a Waldorf pedagogy teacher training course and two experiences of non-institutionalized education, including an unschooling family and an educational cooperative. The analysis points out different ways of enunciating "alternative" education, prioritizing those lines of flight that indicate the potential of changing in the way of (re)thinking schooling.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187815
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEED1333-T.pdf 2.540Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar