A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais
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dc.contributor.author |
BUZAR, Edeilce Aparecida Santos |
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dc.date.accessioned |
2018-07-04T20:25:59Z |
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dc.date.available |
2018-07-04T20:25:59Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.citation |
BUZAR, Edeilce Aparecida Santos. A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Brasília. 2009. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187731 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa discorre sobre a singularidade visuo-espacial o sujeito surdo e suas implicações no contexto educacional. A pesquisa tem como objetivo compreender os processos de desenvolvimento do sujeito surdo, da mente, o que se refere aos aspectos aprendizagem, a partir de sua especificidade visuo-espacial. Assim, analisamos as singularidades que permeiam o processo educacional destes alunos, dominando as metodologias que apoiam seu aprendizado. A intenção é perceber como são tratadas as experiências visuais parciais dos alunos surdos no que diz respeito às estratégias pedagógicas utilizadas os participantes são alunos e professores de uma escola pública de Brasília/DF do Ensino Fundamental/Séries Iniciais, perfazendo um total de cinco professores, catorze educandos surdos e quarenta e cinco educandos ouvintes. Esse estudo fundamenta-se em parte do referencial de Lev Semenovitch Vigotski, especificamente no que ficou conhecido como estudos da Defectologia e suas relações com o campo da surdez. Parte das categorias de compensação e caminhões de rodeio, desenvolvidas por ele, assim como, do referencial teórico da área de surdez e suas contribuições para nosso olhar. Este trabalho encontra-se apoio em uma Epistemologia Qualitativa e utiliza a Análise Microgenética no processamento das informações obtidas no estudo empírico. Os resultados apontaram para a singularidade visuo-espacial dos educandos surdos como fruto de seu mecanismo compensatório e a necessidade de um trabalho pedagógico de qualidade, e visualmente ancorado nos caminhos de rodeio construídos pelos educandos surdos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
UnB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Singularidade visuo-espacial |
pt_BR |
dc.subject |
Compensação |
pt_BR |
dc.subject |
Caminhos de rodeio |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho pedagógico |
pt_BR |
dc.title |
A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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