Title: | O processo de criação de artes promocionais: uma abordagem prática no projeto the rotfather |
Author: | Machado, Lucas Villalva |
Abstract: |
Os objetivos do presente trabalho foram desenvolver artes promocionais para o projeto The Rotfather, do Grupo de Educação e Entretenimento da Universidade Federal de Santa Catarina, assim como demonstrar o processo de produção destas artes. O projeto citado é transmídia, tendo, por isso, desenvolvido vários produtos passíveis de propaganda, visando o público jovem e adulto. Todos os produtos contam a história de animais que vivem no esgoto de Nova Iorque no início do século XX em meio ao tráfico de açúcar. A metodologia utilizada foi a Double Diamond, composta por quatro partes: descobrir, definir, desenvolver e finalizar, e vários aspectos técnicos foram levados em consideração (composição, perspectiva, valor e cor). Foram produzidas cinco artes promocionais ao longo do trabalho, todas feitas no software Photoshop®: uma história em quadrinho, ilustrações de Halloween, Natal e Páscoa, e um cartaz de divulgação da jogatina de cardgames do projeto, todos utilizando os quatro passos da metodologia utilizada. Com exceção do cartaz, os demais materiais foram divulgados na página de Facebook do projeto. O trabalho teve o propósito de enfatizar o potencial que a arte promocional tem no atual mercado do entretenimento, auxiliando futuros artistas no possível desenvolvimento de artes utilizando a metodologia proposta, além de, futuramente, avaliar a efetividade da utilização destas artes em atrair o público para o projeto. The objectives of the present work were to develop promotional arts for the The Rotfather project of the Education and Entertainment Group of the Federal University of Santa Catarina, as well as demonstrate the process of production of these arts. The project mentioned is transmedia, having, therefore, developed several products that can be advertised, targeting young and adult audiences. All of the products tell the story of animals living in the New York sewer in the early twentieth century amid sugar trafficking. The methodology used was Double Diamond, composed of four parts: discover, define, develop and deliver, and several technical aspects were taken into account (composition, perspective, value and color). Five promotional arts were produced throughout the work, all made in Photoshop® software: a comic strip, Halloween, Christmas and Easter illustrations, and a poster of the card game's gameplay, all using the four steps of the methodology used . With the exception of the poster, the other materials were posted on the Facebook page of the project. The purpose of this work was to emphasize the potential that promotional art has in the current entertainment market, assisting future artists in the possible development of the arts using the proposed methodology, and, in the future, evaluate the effectiveness of the use of these arts in attracting the public to the project. |
Description: | PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187542 |
Date: | 2018-06-13 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCC_Lucas_Villalva_Machado_Final.pdf | 5.214Mb |
View/ |