Title: | Saberes docentes na educação de jovens e adultos em Florianópolis (SC) |
Author: | Scherer Júnior, Cláudio Roberto Antunes |
Abstract: |
Esta investigação tem por objetivo identificar e analisar os saberes docentes mobilizados e necessários na Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que adota como elemento pedagógico central a Pesquisa como Princípio Educativo (PPE). Visa compreender como o amálgama de saberes disciplinares, curriculares e experienciais é articulado pelos docentes e como influem na constituição de determinada identidade e competência profissional. A categoria ?saberes docentes? é cunhada por Tardif (2000; 2010; 2013), principal aporte teórico aqui acionado, para compreender a ação docente na sua relação com os saberes necessários ao ato de ensinar na EJA. A cultura escolar, na perspectiva de Julia (2001), Viñao Frago (2006) e Faria Filho (2004; 2007), é outra categoria que possibilitou a percepção dos costumes, práticas e rituais inerentes a PPE da EJA de Florianópolis. Dentre nove núcleos da Rede, a pesquisa de campo foi realizada em dois deles: Núcleos EJA Norte I e EJA Norte II. A metodologia de pesquisa foi a de tipo etnográfica, em que a ação docente foi compreendida por intermédio de observação participante, que possibilitou a produção de um Diário de Campo (2016) e de fontes orais por meio de entrevistas com os professores. Documentos sobre a EJA de Florianópolis também constituíram-se em fontes para entender a PPE e possibilitar a compreensão dos modos de conceber o ensino na EJA: o Regimento Interno (2014), a Resolução nº 02/2010 que estabelece Normas Operacionais Complementares para a EJA (2010), o Projeto Político Pedagógico (PPP) (2014) e as Diretrizes para o Funcionamento dos Núcleos de EJA (2014). Dentre os resultados, é possível ressaltar que, para o funcionamento da PPE na EJA, uma série de mudanças nos modos de compreender e materializar a ação docente é necessária, especialmente, nas maneiras de se ver, se compreender, ser, estar e constituir-se como professor pela experiência na própria EJA. O desenvolvimento da PPE, nos Núcleos investigados, produz uma cultura escolar que necessita acionar e/ou desenvolver saberes docentes específicos, estreitamente vinculados ao trabalho coletivo, à proximidade, à humanização e a lidar com imprevistos, características intrínsecas dessa cultura escolar. Abstract : This paper aims to identify and analyze which teachers' knowledge is mobilized and necessary in Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos ? EJA), in Municipal Education Network of Florianopolis municipality, which adopts as a central pedagogical element Research as an Educational Principle (Pesquisa como um Princípio Educativo ? PPE). The research aims to understand how the combination of disciplinary, curricular and experiential knowledge is articulated by the teachers and how its influence the professional identity and competence built. The "teacher knowledge" category is mainly based on Tardif (2000; 2010; 2013) to understand the teaching action in its relationship with the necessary knowledge to teach at the Youth and Adult Education. The school culture, for Julia (2001), Viñao Frago (2006) and Faria Filho (2004, 2007) is another category that made possible the perception of habitude, practices and rituals related to PPE of EJA. The field research has been made in two nucleus of the Network: EJA North I and EJA North II. The research methodology was ethnographic based. The teaching activity was observed, allowing the writing of a Field Diary (2016) and interviews with teachers were performed. Documents about the EJA of Florianopolis municipality also constituted a sources to understand PPE and made possible the understanding of the ways of teaching in the EJA. The Internal regiment (2014), the Resolution n. 02/2010, which establishes Complementary Operational Standards for the EJA (2010), the Political Pedagogical Project (PPP) (2014) and the Guidelines for the Operation of EJA Nucleus (2014) were consulted. Among the results, we observed the need of changes in the ways to understand and materialize the teaching action for the operation of the PPE in the EJA, especially in the ways of seeing, understanding, being and establishing oneself as a teacher through the experience in the EJA. The PPE development produces a school culture that needs to trigger and develop specific teacher knowledge, linked to collective work, proximity, humanization and unpredictability, intrinsic characteristics of this school culture. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186532 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1282-D.pdf | 2.658Mb |
View/ |