Title: | As políticas públicas de alfabetização para a educação de adultos em Timor-Leste, no contexto do período pós-independência |
Author: | Brito, Victor |
Abstract: |
Esta pesquisa objetiva analisar as políticas públicas de alfabetização de adultos ?denominado Ensino Recorrente - em Timor-Leste, destacando a importância do enfrentamento de alguns desafios, como o analfabetismo com vistas à reconstrução e ao desenvolvimento do Estado Leste-timorense. A educação é um direito de cidadãs e cidadãos e, nesse sentido, são necessárias políticas públicas, voltadas aos sujeitos adultos que desejam iniciar ou dar continuidade à sua formação básica. Como problema da pesquisa, busca-se conhecer quais e como são desenvolvidas as políticas públicas oficiais voltadas aos processos de alfabetização e ou escolarização de adultos no contexto do período pós-independência no Timor-Leste. Metodologicamente constitui-se uma pesquisa qualitativa, mediante estudo documental e realização de questionários junto à gestão e aos professores timorenses, entre eles, formadores do Ministério da Educação e alfabetizadores de adultos. Dialoga-se com conceitos do âmbito das políticas públicas e dos processos educativos timorenses. Timor-Leste sofreu com as políticas implementadas por seus colonizadores, pelos invasores, pois devido à falta de formação de recursos humanos do próprio país, uma mínima formação e construção de conhecimento esteve impedida por muito tempo. Como principais resultados indica-se de que há um movimento no Timor-Leste de buscar a implementação de políticas de educação de adultos, contudo se destaca que ainda há em Timor-Leste uma taxa elevada de analfabetismo, em sua maioria entre as mulheres, portanto ainda há muitos desafios para sua concretização efetiva. Reconhece-se também a educação de adultos como forma de minimização de problemas sociais, no sentido de trazer uma política redistributiva de acesso a um direito fundamental ? a sujeitos adultos em que no processo pós-independência de Timor-Leste busca garantir o acesso, o ingresso, a permanência e a conclusão dos estudos aos jovens adolescentes e adultos. Abstract : The purpose of this research is to analyze adult public literacy policies - called Recurrent Teaching - in East Timor, highlighting the importance of facing some challenges, such as illiteracy with a view to the reconstruction and development of the East Timorese State. Education is a right of citizens and citizens, and in this sense, public policies are needed, aimed at adult subjects who wish to start or continue their basic education. As a research problem, it is sought to know what and how the official public policies aimed at the processes of adult literacy and schooling are developed in the context of the post-independence period in East Timor. Methodologically, a qualitative research is carried out by means of documentary study and questionnaires with the management and the Timorese teachers, among them, formators of the Ministry of Education and adult literacy teachers. Dialogue with concepts from the scope of public policies and Timorese educational processes. Timor-Leste suffered from the policies implemented by its colonizers, by the invaders, because due to the lack of training of human resources of the own country, a minimal formation and construction of knowledge was impeded for a long time. The main results indicate that there is a movement in East Timor to seek the implementation of adult education policies, but it is noted that there is still a high rate of illiteracy in Timor-Leste, there are many challenges to its effective realization. Adult education is also recognized as a way of minimizing social problems, in order to bring about a redistributive policy of access to a fundamental right - to adult subjects in which, in the post-independence process, Timor-Leste seeks to guarantee access, , the permanence and completion of studies to young adolescents and adults. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186529 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1281-T.pdf | 761.8Kb |
View/ |