Tecendo relações entre currículo e tecnologias

DSpace Repository

A- A A+

Tecendo relações entre currículo e tecnologias

Show full item record

Title: Tecendo relações entre currículo e tecnologias
Author: Fuckner, Malton de Oliveira
Abstract: Partindo da discussão sobre cultura digital, currículo e tecnologias, o presente estudo objetiva analisar qual a compreensão dos jovens sobre a relação do currículo e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Analisa a possibilidade de relacionar as mudanças no processo educacional geradas a partir das mudanças no perfil dos sujeitos da educação, concentrando-se para isso, nas questões que envolvem o uso das TDIC e a sua integração nas práticas pedagógicas. O estudo traz a voz dos educandos para compreender o currículo, mesclando aspectos da vida com a escola. Por meio da metodologia de pesquisa qualitativa construída com a técnica de Grupo Focal, traz a fala dos alunos de 9° ano do ensino fundamental de uma escola de Florianópolis/SC sobre suas experiências escolares e de aprendizagem mediadas pelas TDIC, para problematizar as relações entre o currículo e as tecnologias. Com o auxílio do software NVIVO, elabora-se uma análise detalhada dos dados com base nas transcrições dos encontros, utilizando como método a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A interpretação dos dados é dada por meio da contagem de frequência das palavras-chave com base na fundamentação teórica, aliada à confecção de tabelas e quadros que, por sua vez, traduzem-se em nuvem de palavras. Dentre os resultados, o estudo aponta uma visão de mundo dos jovens não coincidente com suas famílias e escola, sendo o modelo curricular tradicional favorecedor desta diferença, em contraposição com uma proposta de currículo mais flexível, de maior colaboração entre professores e alunos. Encontram-se indícios de que os jovens aprendem impulsionados pelas tecnologias, mesmo que não deem conta disso, além de evidenciar a possibilidade de ressignificação do currículo com elementos advindos das discussões dos Grupos Focais. Ressalta-se por meio da pesquisa, a urgência de inserção das TDIC com intencionalidade pedagógica, sistematizada e integrada criticamente aos currículos, como forma de proporcionar ao jovem maior protagonismo e engajamento no processo educacional.Abstract : Starting with the discussion about digital culture, curriculum andtechnologies, the present study aims to analyze theunderstanding of young people about the curriculum relationshipand the Digital Information and Communication Technologies(TDIC). It analyzes the possibility of relating the changes in theeducational process generated by the changes in the profile of thesubjects of education, concentrating for this, in the questions thatinvolve the use of the TDIC and its integration in the pedagogicalpractices. This study brings the voice of learners to understandthe curriculum, blending aspects of life with school. Through themethodology of qualitative research constructed with thetechnique of Focal Group, it brings the speech of the 9th grade ofelementary students in a school of Florianópolis city in SantaCatarina State in Brazil about their experiences and learningmediated by the TDIC, to problematize the relations between thecurriculum and the technologies. With the aid of NVIVO software,a detailed analysis of the data is elaborated based on thetranscripts of the meetings, using as a method the ContentAnalysis (BARDIN, 2011). The interpretation of the data is givenby means of frequency counting of the keywords based on thetheoretical foundation, allied to the making of tables and tablesthat, in turn, translate into a cloud of words. Among the results,the study shows a vision of the world of young people that doesnot coincide with their families and school, and the traditionalcurriculum model favors this difference, as opposed to a moreflexible curriculum proposal, of greater collaboration betweenteachers and students. There is evidence that technology teachesyoung people, even if they are not aware of it, as well ashighlighting the possibility of re-signification of the curriculum withelements arising from the focus group discussions. The urgencyof inserting the TDICs with pedagogical intentionality,systematized and critically integrated into the curriculum, toprovide the youth with greater protagonist and engagement in theeducational process is highlighted through the research.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186521
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PEED1289-D.pdf 2.221Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar