Crianças e arte contemporânea: experiências e interações lúdicas na escola e nos espaços expositivos

DSpace Repository

A- A A+

Crianças e arte contemporânea: experiências e interações lúdicas na escola e nos espaços expositivos

Show full item record

Title: Crianças e arte contemporânea: experiências e interações lúdicas na escola e nos espaços expositivos
Author: Orofino, Karin Zapelini
Abstract: O presente trabalho se propõe a refletir sobre a relação entre criança e arte contemporânea na escola e em espaços expositivos, com o objetivo de analisar as formas de interação da criança com propostas artísticas que promovem a participação através do corpo. Como fundamentos teóricos e metodológicos, destacamos os temas sobre arte contemporânea, educação e infância e as relações entre esses campos a partir de referências sobre participação e interação (Oiticica, 2010), culturas infantis (Sarmento, 2004; 2005; Fantin, 2011), múltiplas linguagens da criança (Malaguzzi, 2008; Munari, 2008; 2016), mediação (Martins, 2005; 2012; Barbosa, 2009). Inserida em uma abordagem qualitativa, a pesquisa é caracterizada como exploratória e segue os preceitos da pesquisa com crianças. A parte empírica desta investigação se construiu em dois espaços, uma escola e um espaço expositivo. Na escola, foi desenvolvida uma proposta de intervenção didática com um grupo de crianças, entre 7 e 8 anos, alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis/SC, ao longo do segundo semestre de 2015. Para tanto, foram propostas atividades participativas, sob a perspectiva da multissensorialidade e ludicidade, sendo possível identificar o ponto de vista das crianças e suas formas de interação com a arte contemporânea e seus procedimentos. No espaço expositivo, foram observados dois grupos de crianças em sua visita à exposição ?A Experiência da Arte?, no Sesc de Santo André/SP, em setembro de 2015. As experiências de campo e suas particularidades serviram para analisar a relação criança-arte contemporânea e verificar sua complementariedade na formação estética das crianças e a importância da mediação de profissionais (professor e mediador cultural) com formação em especificidades diversas nestes espaços. Entre os resultados, destaca-se que: conhecer e experimentar arte contemporânea se diferencia de acordo com o ambiente; a interação lúdica da criança aparece como forma de apropriação de experiências diversas; a ludicidade e a multissensorialidade permitiram maior aproximação da criança com a arte contemporânea nas propostas educativas, sendo que na compreensão das crianças, o interativo foi associado ao brincar; uma mediação qualificada no contato da criança com a arte contemporânea pode favorecer a experiência estética individual e coletiva, aliada à possibilidade de encontros, trocas, diálogos e experiências que se ampliam através das relações humanas. Entre as considerações, o trabalho destaca as modalidades de performances, ambientes penetráveis e playgrounds como importante contribuição da arte contemporânea na formação das crianças, e sugere algumas pistas para o desenvolvimento de uma proposta educativa sobre arte contemporânea com crianças.Abstract : The present work aims to reflect on the relationship between children and contemporary art in school and in exhibition spaces, with the goal of analyzing the child 's interaction with artistic proposals that promote participation through the body. As theoretical and methodological foundations, it highlights the themes on contemporary art, education and childhood and the relationships among these fields from references on participation and interaction (Oiticica, 2010), children's cultures (Sarmento, 2004; 2005; Fantin, 2011); child?s multiple languages (Malaguzzi, 2008, Munari, 2008, 2016), mediation (Martins, 2005, 2012, Barbosa, 2009). As a qualitative approach, the research is characterized as exploratory and follows the precepts of research with children. The empirical part of this investigation was constructed in two spaces, a school and an exhibition space. At school, a proposal was made for a didactic intervention with a group of children, between 7 and 8 years old, students of the 2nd year of the Initial Years of Primary School of Colégio de Aplicação, at UFSC, in Florianópolis/SC, during the second semester of 2015. Participatory activities were proposed from the perspective of multisensoriality and playfulness, and it was possible to identify the children's point of view and their interaction with contemporary art and its procedures. In the exhibition space, two groups of children were observed during their visit to the exhibition "A Experiência da Arte (the Art Experience)", at Sesc de Santo André / SP, in September 2015. The experiences in the field and their particularities served to analyze the relationship between child-contemporary art and to verify its complementarity in the aesthetic formation of children and the importance of the mediation of professionals (teacher and cultural mediator) with training in diverse specificities in these spaces. Among the results, it is highlighted that: to know and to experience contemporary art differs according to the environment; child?s playful interaction appears as a form of appropriation of diverse experiences; playfulness and multisensoriality enabled a child to become closer to contemporary art in educational proposals, and in the understanding of children, interaction was associated with playing; a qualified mediation in the child's contact with contemporary art may favor individual and collective aesthetic experience, combined with the possibility of encounters, exchanges, dialogues and experiences that expand itself through human relations. Among other considerations, this work highlights the modalities of performances, penetrable environments and playgrounds as important contributions of contemporary art in children?s training, and it suggests some clues for the development of an educational proposal on contemporary art with children.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186518
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PEED1288-T.pdf 6.946Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar