O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC

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O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC

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Title: O empoderamento de idosos na escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC
Author: Machado, Cássia Cilene de Almeida Chalá
Abstract: A presente pesquisa buscou registrar e dar destaque a voz dos estudantes idosos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de compreender as relações com os saberes escolares e as possíveis contribuições para o empoderamento desses sujeitos. Esses idosos são estudantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A referida pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo exploratória, mediante levantamento bibliográfico, análise de documentos, realização do Grupo Focal e de entrevistas. A relevância social deste estudo se origina da quase ausência de produção acadêmica no campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, especificamente do empoderamento e reconhecimento social de pessoas idosas; sobretudo, as de baixa renda e com pouco ou nenhum estudo. Foram situados referenciais teóricos e documentos legais e de orientação pedagógica. Tais referenciais contam com a contribuição de autores como: Freire (1980, 1996, 2002, 2006), Freire e Shor (1986); Freire e Macedo (1990), Charlot (2000, 2001, 2013), Bosi (2010), Lisboa (2003), entre outros. A pesquisa evidencia as dimensões que a escolarização na EJA ocupa na vida dos estudantes idosos, tornando-se essencial para o processo de empoderamento. O saber escolarizado na vida dessas pessoas vem permeado por realizações pessoais e sociais, pois o fato de estarem na EJA nessa fase da vida significa uma conquista perante a exclusão social e à velhice (construção social). Sabe-se que a educação é um direito de todos, porém o seu acesso (ainda) não abarca toda população brasileira. Desse modo, a pesquisa evidencia que a escolarização permite às pessoas com 60 anos ou mais de idade que se reconheçam como sujeitos da história, da vida e do mundo. Além disso, revelam que é preciso lutar contra as injustiças sociais e, que o saber escolarizado na EJA junto às contribuições dos professores da EJA e do próprio movimento de luta do NETI/UFSC contribuem para que as pessoas idosas consigam erguer altivamente suas vozes em diferentes instâncias sociais. Portanto, entende-se que os indícios de empoderamento delas situam-se na condição de independência, de conscientização e de mobilização para efetivação de mudanças sociais. Assim sendo, os resultados da pesquisa apontam que o nível de escolarização desses sujeitos exerce influência na condição de independência, de conscientização e de maior participação social/política, contudo, é a subjetividade que potencializa (ou não) as ações dos indivíduos no/com mundo.Abstract : The present research aimed to register and highlight the "voice" of the elderly students belonging to the Youth and Adult Education (EJA), in order to understand the relationships with the school knowledge and the possible contributions to the empowerment of these subjects. These elderly people are students of the Nucleus of Studies of the Third Age (NETI) of the Federal University of Santa Catarina in the city of Florianópolis, in Santa Catarina. This research is characterized as qualitative of the exploratory type, through a bibliographical survey, document analysis, focus group and interviews. The social relevance of this study stems from the almost absence of academic production in the field of Youth and Adult Education in Brazil, specifically the empowerment and social recognition of older people; Especially those with low income and with little or no study. Theoretical references and legal and pedagogical guidance were found. These references have the contribution of authors such as: Freire (1980, 1996, 2002, 2006), Freire and Shor (1986); Freire and Macedo (1990), Charlot (2000, 2001, 2013), Bosi (2010), Lisbon (2003), among others. The research evidences the dimensions that the schooling in the EJA occupies in the life of the elderly students, becoming essential for the process of empowerment. The schooling knowledge in the lives of these people is permeated by personal and social achievements, because being in the EJA at this stage of life means a conquest in the face of social exclusion and old age (social construction). It is known that education is a right for all, but its access (still) does not encompass the entire Brazilian population. Thus, research shows that schooling allows people 60 years of age or older to recognize themselves as subjects of history, life and the world. In addition, they show that social injustice must be combated and that the knowledge that has been educated in the EJA together with the contributions of the EJA teachers and the NETI / UFSC struggle movement itself contribute to the elders eliciting their voices in different social instances. Therefore, it is understood that the signs of their empowerment are in the condition of independence, awareness and mobilization for effective social change. Thus, the research results indicate that the level of education of these subjects exerts influence in the condition of independence, awareness and greater social/political participation, however, it is the subjectivity that potentiates (or not) the actions of individuals in/with world.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186408
Date: 2017


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