Title: | A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica |
Author: | Aversa, Luana Geronimo |
Abstract: |
O trabalho propõe um exame da obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau, de um ângulo que indica um prolongamento entre filosofia da educação e imagens literárias. Tais imagens - que aqui chamaremos de ?formulações metafóricas? ? apostam no seu próprio valor heurístico para a (re)descoberta daquilo que, muitas vezes, está repousando timidamente ao lado de máximas filosóficas ou prescrições pedagógicas. Longe de evidenciar métodos ou técnicas de escrita, o propósito é o de sugerir a energia que anima o texto de Rousseau, para aí encontrar as ?premissas educativas? que podem ser deduzidas a partir das relações traçadas entre o mundo infantil e o universo da botânica. Para isso, analisamos uma ?metáfora conceitual? que chamamos de ?crianças-plantas? a luz da ?Teoria Cognitiva da Metáfora?. Assume-se, dessa forma, que o sentido filosófico-educacional deste tratado de educação é uma trama composta por conceitos abstratos - que requerem as manobras do pensamento - e por mecanismos imagético-literários - que pedem as recorrências da sensibilidade -, sem necessariamente estabelecer uma hierarquia entre ambas as exigências. Abstract : This research proposes an review of the work "Emile or On Education", by Jean-Jacques Rousseau, from an angle that indicates an extension between philosophy of education and literary images. Such images - which we will call here "metaphorical formulations" - bet on their own heuristic value for the (re)discovery of what is often lying timidly alongside philosophical maxims or pedagogical prescriptions. Far from showing methods or techniques of writing, the purpose is to suggest the energy that animates Rousseau's text, to find the "educational premises" that can be deduced from the relationships drawn between the infantile world and the universe of botany. For this, we analyze a "conceptual metaphor" that we call "plant-children" in light of the "Cognitive Theory of Metaphor". It is assumed that the philosophical-educational sense of this treatise of education is a plot composed of abstract concepts - that require the maneuvers of thought - and imagery-literary artifices - that call for the recurrences of sensitivity - , without necessarily establishing a hierarchy between them. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186404 |
Date: | 2017 |
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PEED1275-D.pdf | 803.0Kb |
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