Title: | O método de ensino da pedagogia histórico-crítica: uma análise crítica |
Author: | Wihby, Alessandra |
Abstract: |
O objetivo desta tese é discutir o método de ensino da pedagogia histórico-crítica, proposto originalmente por Dermeval Saviani no início da década de 1980. A finalidade do estudo é de realizar uma análise crítica das características essenciais do referido método, bem como de seus fundamentos e de seu itinerário histórico. A tese foi dividida em quatro momentos. O primeiro momento apresenta o método dialético elaborado por Saviani no final da década de 1960, fundado na fenomenologia, na metafísica, no idealismo e no utopismo de Furter, e utilizado pelo autor indistintamente tanto para suas pesquisas, quanto para sua atividade de ensino. O segundo momento apresenta a formulação do método de ensino considerado por Saviani científico por estar fundado no método da economia política de Marx. As conclusões dessa etapa da pesquisa são de que o método de ensino proposto está fundado no mesmo referencial teórico que alicerçou a elaboração de seu método dialético, que um método de ensino não pode seguir o mesmo percurso que um método de pesquisa e que o método de ensino proposto por Saviani consiste num amálgama, pois o autor trata de forma indiferenciada pesquisa, ensino e aprendizagem. No terceiro momento é realizado um cotejamento entre um esboço inicial de um método de ensino elaborado a partir da teoria histórico-cultural e o método de ensino de Saviani. É comprovado que o amálgama entre pesquisa, ensino e aprendizagem se faz presente em cada passo do método de ensino da pedagogia histórico-crítica e que o conhecimento já produzido e sistematizado é substância ineliminável do processo de ensino. O quarto momento é constituído da análise da aplicação prática do método de ensino de Saviani e o material selecionado são os livros Uma didática para a pedagogia histórico-crítica, de João Luiz Gasparin e A prática pedagógica histórico-crítica: na educação infantil e ensino fundamental, de Ana Carolina Galvão Marsiglia. Livros escolhidos porque foram prefaciados por Saviani e cujos autores foram indicados como continuadores da pedagogia histórico-crítica. O resultado da análise confirma, uma vez mais, que o método de ensino produzido por Saviani é um amálgama entre pesquisa, ensino e aprendizagem. Abstract : The objective of this thesis is to discuss the teaching method of the historical-critical pedagogy, proposed originally by Dermeval Saviani in the beginning of the 1980s. The aim of this study is to perform a critical analysis of the essential characteristics from the referred method, as well as of its fundamentals and of its historical itinerary. The thesis was divided in four moments. The first moment presents a dialectical method elaborated by Saviani in the end of the 1960s, based on phenomenology, metaphysics, idealism and on Furter s utopianism, and utilized indistinctly by the author in his researches as well as in his teaching activity. The second moment presents the formulation of the teaching method considered to be scientific by Saviani for being funded in Marx s method of political economy. The conclusions of this research stage are that the proposed teaching method is funded in the same theoretical referential which supported the elaboration of its dialectical method, that a teaching method cannot follow the same path as a research method, and that the teaching method proposed by Saviani is consisted in an amalgam, because the author treats indistinctly research, teaching and learning. In the third moment it s performed a collation between an initial sketch of a teaching method elaborated from the historical-critical theory and Saviani´s teaching method. It is proven that the amalgam between research, teaching and learning is present in each step of the historical-critical teaching method and that the knowledge already produced and systematized is insuppressible substance of the teaching process. The fourth moment is constituted by the analysis of the practical application of Saviani s teaching method and the selected material are the books A didactics for the historical-critical pedagogy by João Luiz Gasparin and The historical-critical pedagogical practice: in child education and elementary school by Ana Carolina Galvão Marsiglia. These books were chosen because they were prefaced by Saviani and whose authors were indicated as followers of the historical-critical pedagogy. The result of the analysis confirms, once more, that the teaching method produced by Saviani is an amalgam between research, teaching and learning. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186101 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1318-T.pdf | 2.722Mb |
View/ |