Uma história da educação matemática da Bahia: uma análise do ensino de aritmética nas revistas do ensino primário (1892-1893)
Show full item record
Title:
|
Uma história da educação matemática da Bahia: uma análise do ensino de aritmética nas revistas do ensino primário (1892-1893) |
Author:
|
Amaral, Rosemeire dos Santos; Santana, Irani Parolin; Sant'Ana, Claudinei de Camargo
|
Abstract:
|
Este artigo apresenta uma exposição e análise dos pressupostos do ensino de Aritmética na Bahia, nos anos finais do século XIX, por intermédio das publicações da Revista do Ensino Primário, referentes aos anos de 1892 e 1893, como constructos para o estudo da História da Educação Matemática na Bahia. A Revista do Ensino, disponível na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no setor de periódicos raros, em seus 10 exemplares, mostrou-se um instrumento para a referida pesquisa, elucidando aspectos de cunho histórico-cultural, social e educativo, quanto à situação do ensino de Aritmética nas Escolas Primárias do Estado que, seguindo o perfil dos outros Estados, porém de maneira vagarosa e retardatária, investia nos preceitos de uma pedagogia moderna, com base nos modelos pedagógicos desenvolvidos e aplicados em países como os Estados Unidos. Mesmo com dificuldades, foi implantado o ensino intuitivo em tais escolas, com a adoção do livro de Antônio Trajano, bem como tecnologias mais avançadas para a época como as máquinas de contar e os contadores mecânicos conhecidos como “arithmometros e fracciometros”, visando um melhor desempenho para o ensino da Aritmética. |
Description:
|
Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23056 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186077
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar