Binet e o ensino e a aprendizagem da aritmética nos primeiros anos escolares: o que ensinar, quando ensinar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Binet e o ensino e a aprendizagem da aritmética nos primeiros anos escolares: o que ensinar, quando ensinar

Mostrar registro completo

Título: Binet e o ensino e a aprendizagem da aritmética nos primeiros anos escolares: o que ensinar, quando ensinar
Autor: Pinheiro, Nara Vilma Lima; Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: A proposta deste artigo é analisar um aspecto pouco explorado nas obras do psicólogo francês Alfred Binet: o aspecto aritmético. Estudioso da psicologia experimental, Binet notou que os testes de cálculo permitiriam vislumbrar a inteligência e, ao mesmo tempo, o poder de atenção e o método dos sujeitos. No que toca a esse artigo, nos interessou saber que observações científicas esse psicólogo fez sobre a aprendizagem da aritmética? As experiências de Binet lhe permitiram tecer críticas ao modo como os primeiros conteúdos aritméticos eram ensinados as crianças. Além disso, Binet notou a importância da memória e do exercício repetido no desenvolvimento da habilidade do cálculo.
Descrição: Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6338/3631
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185672
Data: 2017-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Binet e o ensin ... ndizagem da aritmética.pdf 452.4Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo Atos de Pesquisa em Educação

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar