A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional

Mostrar registro completo

Título: A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: Este texto analisa a entrada da Álgebra nos saberes matemáticos de formação de normalistas, a partir das últimas décadas do século XIX. Considera o debate entre dois modelos diferentes, para a formação dos professores dos primeiros anos escolares: o modelo ilustrado, para o ensino de cultura geral e o modelo de formação profissional restrita. A análise realizada toma os referentes da História Cultural. O estudo orienta-se pela questão: que razões justificam a entrada da Álgebra na formação do professor do ensino primário? Os resultados da investigação mostram a presença de rudimentos algébricos que amplificam o domínio da Aritmética tradicional. Em sentido mais amplo, tais conclusões indicam que para o estudo dos modelos de formação é necessário considerarem-se as finalidades de cada um dos saberes particulares, de cada conteúdo matemático.
Descrição: Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
A matemática pa ... imeiros anos escolares.pdf 837.3Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo JIEEM

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar