A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional
Show full item record
Title:
|
A matemática para o professor dos primeiros anos escolares – a álgebra entre a cultura enciclopédica e a formação profissional |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
Este texto analisa a entrada da Álgebra nos saberes matemáticos de formação de normalistas, a partir das últimas décadas do século XIX. Considera o debate entre dois modelos diferentes, para a formação dos professores dos primeiros anos escolares: o modelo ilustrado, para o ensino de cultura geral e o modelo de formação profissional restrita. A análise realizada toma os referentes da História Cultural. O estudo orienta-se pela questão: que razões justificam a entrada da Álgebra na formação do professor do ensino primário? Os resultados da investigação mostram a presença de rudimentos algébricos que amplificam o domínio da Aritmética tradicional. Em sentido mais amplo, tais conclusões indicam que para o estudo dos modelos de formação é necessário considerarem-se as finalidades de cada um dos saberes particulares, de cada conteúdo matemático. |
Description:
|
Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem/article/view/4738/3620 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185669
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar