A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)

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A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)

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Título: A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: O objetivo do texto é analisar comparativamente a Matemática da escola primária francesa e brasileira no período compreendido entre 1880 a 1960. Utiliza-se uma perspectiva teórico-comparativa que poderia ser denominada de história internacional, advinda dos estudos recentes do pesquisador D. Matasci. São mobilizadas como fontes de pesquisa para o trabalho, sobretudo, uma documentação oficial relativa à Educação no Brasil; e, no caso francês, resultados de pesquisas advindos desse tipo de material. Os resultados do estudo mostram que a Matemática escolar do curso primário de ambos os países constituem apropriações internacionais vindas das trocas intelectuais ocorridas em congressos, missões e uma série de atividades que colocam em comparação modelos que circulam internacionalmente e são trazidos para orientar propostas nacionais.
Descrição: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0365.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185665
Data: 2017-04


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