A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960)
Mostrar registro completo
Título:
|
A matemática no curso primário: quando o nacional é internacional, França e Brasil (1880-1960) |
Autor:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Resumo:
|
O objetivo do texto é analisar comparativamente a Matemática da escola primária francesa e brasileira no
período compreendido entre 1880 a 1960. Utiliza-se uma perspectiva teórico-comparativa que poderia ser
denominada de história internacional, advinda dos estudos recentes do pesquisador D. Matasci. São mobilizadas
como fontes de pesquisa para o trabalho, sobretudo, uma documentação oficial relativa à Educação no Brasil; e,
no caso francês, resultados de pesquisas advindos desse tipo de material. Os resultados do estudo mostram que a
Matemática escolar do curso primário de ambos os países constituem apropriações internacionais vindas das
trocas intelectuais ocorridas em congressos, missões e uma série de atividades que colocam em comparação
modelos que circulam internacionalmente e são trazidos para orientar propostas nacionais. |
Descrição:
|
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0365.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185665
|
Data:
|
2017-04 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo