Montagem de aparatos experimentais de baixo custo para equipar laboratório de física dos ensinos médio e superior

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Montagem de aparatos experimentais de baixo custo para equipar laboratório de física dos ensinos médio e superior

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Título: Montagem de aparatos experimentais de baixo custo para equipar laboratório de física dos ensinos médio e superior
Autor: Henrique, Clayrton Monteiro
Resumo: Este trabalho pesquisou, selecionou e construiu aparatos experimentais para aplicá-los na montagem de um laboratório de física experimental. O produto didático oriundo dessa pesquisa são os referidos aparatos aplicados em roteiros experimentais. Tais aparatos foram desenvolvidos de modo que pudessem proporcionar ao professor grande flexibilidade na montagem, de tal forma que se possa adequá-los a mais de um tema de acordo com os conteúdos e objetivos definidos pelo docente. A aplicação do produto ocorreu no laboratório de física do IFSC Campus Lages e atenderá as turmas dos cursos técnico de nível médio em Eletromecânica e Mecatrônica e, desde que seja adequada a abordagem utilizada, atenderá também as turmas dos cursos superiores em Engenharia Mecânica e de Tecnologia em Processos Químicos do referido campus. A economia proporcionada na montagem do laboratório, em relação à compra de conjuntos prontos, pode facilmente ser verificada incentivando os órgãos governamentais a investir nesse ambiente que é tão importante para o ensino de Física. Além disso, a possibilidade de adequação dos aparatos foi uma grande melhoria para que se possa desenvolver novos roteiros de atividades experimentais, ampliando-se assim a gama de conteúdos teóricos que poderão ser comparados com os fatos observados na natureza que cerca o aluno constantemente. Ampliando-se ainda a possibilidade de o aluno sair do ambiente de total abstração, passar pela atividade experimental e evoluir para uma discussão do modelo por trás do fenômeno observado da origem à sua validade.Abstract: This work investigated, selected and built experimental apparatus to apply them in the assembly of an experimental physics laboratory. The teaching product from this research are the referred apparatuses applied in experimental scripts. Such devices were developed so that they could provide the professor with great flexibility in the assembly, so that they can be adapted to more than one theme according to the contents and objectives defined by the professor. The application of the product was performed in the physics laboratory of the IFSC Campus Lages and will attend the classes of the technical courses of high school in Electromechanics and Mechatronics and, provided the approach is appropriate, will also attend the classes of the higher education courses in Mechanical Engineering and Technology in Chemical Processes of referred campus. The economics provided in assembling the lab, concerning to the purchase of ready sets, can easily be checked by encouraging government agencies to invest in that environment that is so important to physics teaching. In addition, the suitability of the devices was a great improvement so that new routes of experimental activities can be developed, thus expanding the range of theoretical contents that can be compared with the facts observed in nature that surrounds the student. Further expanding the possibility of the student leaving the environment of total abstraction, passing through the experimental activity and evolute for a discussion of the model behind the phenomenon observed from the origin to its validity.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185577
Data: 2017


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