Tomando a palavra... O processo de formação da escola básica municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013)

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Tomando a palavra... O processo de formação da escola básica municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013)

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Title: Tomando a palavra... O processo de formação da escola básica municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013)
Author: Carminati, Márcia Bressan
Abstract: O objetivo deste estudo foi compreender o contexto histórico-educacional, as articulações político-pedagógicas e os fundamentos teórico-metodológicos do curso Ler e escrever: compromisso da escola, compromisso de todas as áreas, realizado na Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito, no município de Florianópolis-SC, durante o período de 2004 a 2013, analisando em que medida constituiu-se em um processo de desenvolvimento profissional docente capaz de promover mudanças na escola. A partir do referencial teórico sobre desenvolvimento profissional docente (Garcia, 1999, 2009; Nóvoa, 2002, 2009; Imbernón, 2011; Pacheco e Flores, 1999) e formação em contexto (Oliveira-Formosinho e Formosinho, 2002), realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada por um estudo de caso, cuja principal estratégia de coleta de dados foi a análise documental. Dialogou-se principalmente com fontes primárias, dentre as quais os relatórios do Curso referentes aos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008, compostos por: projeto, descrição dos conteúdos e metodologias utilizadas, frequência dos participantes, avaliação, bibliografia recomendada e atas elaboradas a partir da transcrição das filmagens; assim como as atas das reuniões pedagógicas e dos conselhos de classe. Os resultados desta pesquisa indicam que o curso Ler e escrever: compromisso da escola, compromisso de todas as áreas constituiu-se em um processo de desenvolvimento profissional docente que, construído e articulado cotidiana e coletivamente, possibilitou mudanças importantes na escola. Dentre elas, destacamos a construção de uma nova concepção de ensino da leitura e da escrita, na qual a formação de leitores e escritores deixou de ser tarefa exclusiva dos professores alfabetizadores ou da disciplina de Língua Portuguesa, tornando-se uma responsabilidade de todos os professores. Essa nova concepção implicou na discussão e reelaboração do currículo dos anos iniciais e anos finais da escola, iniciadas a partir da definição de seus eixos articuladores com foco na leitura e na escrita enquanto objetos de ensino de todas as disciplinas. Além disso, os registros documentais mostram que a partir de 2006 foi implementada uma nova metodologia para os conselhos de classe, que, articulada ao processo de formação, contribuiu para que este momento deixasse de ser exclusivo para ?queixas? de estudantes e professores, tornando-se um espaço de socialização, discussão e reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas.Abstract : The purpose of this study was to understand the historical-educational context, the political-pedagogical articulations and the theoretical-methodological foundations of the course Read and write: school commitment, commitment of all areas, carried out at the Beatriz de Souza Brito Municipal Basic School in Florianópolis-SC, during the period from 2004 to 2013, analyzing the extent to which it constituted a process of professional teacher development capable of promoting changes in the school. From the theoretical framework on professional teacher development (Garcia, 1999, 2009; Nóvoa, 2002, 2009; Imbernón, 2011; Pacheco and Flores, 1999) and shaping in context (Oliveira-Formosinho and Formosinho, 2002), a qualitative research was carried out, characterized by a case study, whose main data collection strategy was a documentary analysis. It was discussed mainly with primary sources, among which were the reports of the Course of the years 2004, 2005, 2006, 2007 and 2008, composed of: project, description of the contents and methodologies used, attendance of the participants, evaluation, recommended bibliography and minutes from the transcription of filming; as well as the minutes of the pedagogical meetings and the class councils. The results of this research indicate that the course Read and write: commitment of the school, commitment of all areas was a process of professional teacher development that, built and articulated daily and collectively, made important changes possible in the school. Among them, we highlighted the construction of a new conception of how to teach reading and writing, in which the training of readers and writers is no longer the sole task of literacy teachers or of the Portuguese Language subject, becoming a responsibility of all teachers. This new conception implied in the discussion and re-elaboration of the curriculum of the initial and final years of the school, starting from the definition of its articulating axes with focus on reading and writing as teaching objects of all subjects. In addition, the documentary records show that since 2006 a new methodology for class councils has been implemented, which, coupled with the training process, has contributed to making this moment no longer exclusive to "complaints" of students and teachers, becoming a space of socialization, discussion and collective reflection on pedagogical practices.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185539
Date: 2017


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