Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias

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Title: Game Comenius : produção de um jogo digital de educação para as mídias
Author: Müller, Ana Cristina Nunes Gomes
Abstract: Há muitas carências de formação docente sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's) nas escolas e na prática pedagógica do professor. Esta realidade estimulou a criação de um jogo digital de educação para as mídias dentro de uma Universidade Pública, no Centro de Educação. O Game Comenius visava propor o desenvolvimento dos letramentos digitais para os professores de educação básica e estudantes de licenciatura. O objetivo desta dissertação era relatar, por meio de um Estudo de Caso, uma parte do processo de produção do jogo digital Comenius, cuja proposta foi a formação docente de educação para as mídias. Para o embasamento teórico deste trabalho, foram utilizados os conceitos de Mídia-Educação, Letramentos Digitais e Eventos de letramento, como a definição de Jogo, Jogo Digital e Jogo Digital e Educação. Também foi utilizado como base o Processo de Produção deste artefato cultural. As etapas de pré-produção e produção foram utilizadas para descrever uma parte do processo de desenvolvimento do Game Comenius. Como o jogo ainda continuou em desenvolvimento, a etapa de pós-produção não foi contemplada. Foram analisados os letramentos digitais desenvolvidos pelos participantes nos testes dos protótipos das oficinas de formação. As principais conclusões foram que a produção de um jogo digital de educação para as mídias trouxe uma contribuição para a formação docente no que tange ao conhecimento dos jogadores sobre o planejamento e execução das aulas com as mídias digitais. Por fim, concluímos que a proposta do artefato cultural ficar futuramente disponível de forma on-line e gratuita comprovou a ideia de uma educação sem fronteiras e agregadora, que teve como objetivo proporcionar aprendizagens de forma crítica e reflexiva sobre o uso das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Tal afirmação se justificou porque o Game Comenius visava propor uma reflexão de educar com, para e através das mídias, desenvolvendo letramentos digitais a partir do modelo ideológico, valorizando as práticas de letramento de seus jogadores.Abstract: There are many teacher training needs on the use of information and communication technologies (ICTs) in schools and the teacher's pedagogical practice. This reality stimulated the creation of an educational digital game for the media within a Public University, in the Education Center. Game Comenius aimed to propose the development of digital literacy for elementary school teachers and students coursing licentiation. The purpose of this dissertation was to report through a Case Study, a part of the production process of the digital game Comenius, whose proposal was the educational formation of education for the media. For the theoretical basis of this work, the concepts of Media-Education, Digital Literature and Literacy Events were used, such as the definition of Game, Digital Game and Digital Game and Education. The Production Process of this cultural artifact was also used as a basis. The pre-production and production steps were used to describe a part of the Game Comenius development process. The Production Process of this cultural artifact was also used as a basis. The pre-production and production steps were used to describe a part of the Game Comenius development process. As the game still continued in development, the post-production stage was not contemplated. The digital literacy developed by the participants in the prototype tests of the training workshops were analyzed. The main conclusions were that the production of a digital game of media education brought a contribution for the training of teachers about the knowledge of the players about the planning and execution of the classes with the digital media. Finally we concluded that the cultural artifact proposed, available in a free online form, later proved the idea of an education without borders and aggregators, whose goal was to provide a critical and reflexive learning about the use of digital media in the process Teaching and Learning. This statement was justified because the Comenius game aimed to propose a reflection of educating with, for and through the media, the development of digital literacies from the ideological model, valuing the literacy practices of its players.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185516
Date: 2017


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