Dienes e a matemática viva: ensino e aprendizagem por meio de jogos estruturados

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Dienes e a matemática viva: ensino e aprendizagem por meio de jogos estruturados

Mostrar registro completo

Título: Dienes e a matemática viva: ensino e aprendizagem por meio de jogos estruturados
Autor: Novaes, Barbara Winiarski Diesel; França, Denise Medina De Almeida
Resumo: O presente artigo tem por objetivo verificar apropriações das experiências de Zoltan Paul Dienes em revistas pedagógicas para o ensino primário ao tempo do movimento da matemática moderna. Traremos como referencial os estudos da história da educação e da história cultural. Concluímos que nos artigos analisados, há ênfase para a maneira de ensinar de acordo com as fases de desenvolvimento cognitivo, da utilização de jogos com materiais estruturados e da metodologia mais adequada para cada uma delas. O estudo também revela o pioneirismo de um grupo de professores do Rio Grande do Sul na apropriação e circulação das ideias de Dienes e experimentação em classes piloto das séries inicias.
Descrição: Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6350
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185339
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
DIENES E A MATEMÁTICA VIVA...pdf 934.6Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo Revista Atos de pesquisa em Educação

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar