A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal

Mostrar registro completo

Título: A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal
Autor: Rodrigues, Alexandra; Novaes, Barbara Winiarski Diese; Matos, José Manuel
Resumo: O artigo estuda as transformações exigidas às escolas do ensino profissional português durante a reforma da matemática moderna que ocorrem a partir de finais dos anos 1960. Em primeiro lugar, traça um quadro das normas associadas às escolas técnicas portuguesas antes da reforma, recorrendo à legislação fundadora, aos manuais e a artigos de opinião de professores. Em segundo, detalha o debate que antecipou a introdução da reforma recorrendo a artigos e aopiniões expressas durante os cursos preparatórios, onde são notórias as pressões para mudanças na cultura escolar, especialmente nas suas representações, suscitadas pela nova matemática. Finalmente, observar-se como se materializou a reforma nos livros de texto da experiência.
Descrição: Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16276&dd99=view&dd98=pb
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185338
Data: 2016


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
A cultura escolar em conflito....pdf 1.272Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo revista Diálogo Educacional

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar