Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)
Show full item record
Title:
|
Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930) |
Author:
|
Souza, Thuysa Schlichting de; Costa, David Antonio da
|
Abstract:
|
O Curso Normal dos Institutos de Educação afirmou-se como referência para a formação dos professores que deveriam atuar nos Grupos Escolares de Santa Catarina na década de 1930. O estudo se dedicou à busca de vestígios para compreender, em âmbito normativo, quais saberes foram considerados importantes para ensinar matemática, subsidiando a formação dos normalistas e sua capacitação no nível primário. Assim, dialogamos com os trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), acerca da profissionalização do professor que ensina matemática. Verificamos que os saberes matemáticos a ensinar, saberes da ciência de referência, foram abordados prioritariamente nas Escolas Normais Primárias e Secundárias; já os saberes para ensinar, vinculados às ciências da educação e à especificidade da formação profissional, foram abordados principalmente na Escola Normal Superior Vocacional. |
Description:
|
Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/23044/pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185334
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar