Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)

DSpace Repository

A- A A+

Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)

Show full item record

Title: Saberes para ensinar matemática nos Institutos de Educação de Santa Catarina (década de 1930)
Author: Souza, Thuysa Schlichting de; Costa, David Antonio da
Abstract: O Curso Normal dos Institutos de Educação afirmou-se como referência para a formação dos professores que deveriam atuar nos Grupos Escolares de Santa Catarina na década de 1930. O estudo se dedicou à busca de vestígios para compreender, em âmbito normativo, quais saberes foram considerados importantes para ensinar matemática, subsidiando a formação dos normalistas e sua capacitação no nível primário. Assim, dialogamos com os trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra e pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT), acerca da profissionalização do professor que ensina matemática. Verificamos que os saberes matemáticos a ensinar, saberes da ciência de referência, foram abordados prioritariamente nas Escolas Normais Primárias e Secundárias; já os saberes para ensinar, vinculados às ciências da educação e à especificidade da formação profissional, foram abordados principalmente na Escola Normal Superior Vocacional.
Description: Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/23044/pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185334
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View Description
Saberes para en ... o de Santa Catarina....pdf 310.0Kb PDF View/Open Artigo Revista EM TEIA

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar