It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task

DSpace Repository

A- A A+

It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz pt_BR
dc.contributor.author Coêlho, Fabrício Mateus pt_BR
dc.date.accessioned 2017-12-05T03:14:19Z
dc.date.available 2017-12-05T03:14:19Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 349183 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181603
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo visa aferir os efeitos da repetição imediata de tarefas sobre a proficiência de aprendizes de inglês como segunda língua no que tange à complexidade, acurácia e fluência (dimensões de proficiência em L2). Buscando uma reprodução parcial do experimento conduzido por Lynch and Maclean (2001) a tarefa empregada neste, para a elicitação de dados de discurso oral foi o carrossel de pôsteres. 14 estudantes de nível intermediário matriculados na disciplina Compreensão e Produção de inglês oral - V do programa de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina repetiram turnos de apresentação de pôsteres numa maneira semelhante à de um simpósio. Os resultados da ANOVA de medidas repetidas indicaram efeitos estatisticamente relevantes em apenas uma das 8 medidas de proficiências empregadas: fluência medida como discurso livre de autocorreções e repetições, (parcimoniosamente) indicando a possibilidade de um efeito de troca (trade-off) em favor da fluência e em detrimento da complexidade e acurácia. Uma análise mais qualitativa dos dados individuais, no entanto, aponta para mudanças linguísticas positivas em termos de acurácia no decorrer das repetições. Além disso, as respostas dos participantes aos questionários pós-tarefa indica uma diminuição do nivel de ansiedade aliada a um aumento na auto-percepção de produção acurada. pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present investigation aims at assessing the effects of immediate repetition of an oral task, in an EFL classroom context, on learners? proficient performance in terms of complexity accuracy and fluency. In an attempt to partially reproduce the study conducted by Lynch and Maclean (2001), the task employed here to elicit speech data was a poster carousel. Fourteen intermediate level speakers attending the Comprehension and Production of Oral English - V course of the English program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) repeated three rounds of presentations of the contents of a poster devised in class on a poster presentation task. Results of the GLM 4 Repeated Measures ANOVA indicated statistically significant effects of the task in only one of the 8 measures of proficiency: fluency measured as pruned speech rate, (cautiously) indicating trade-off at the expense of accuracy and complexity. A more qualitative look at individual data, however, point to positive linguistic changes (in terms of accuracy) across rounds of repetition. In addition participants? responses to the post-task questionnaire indicate a decrease in anxiety and increase in self-perception of accurate production. en
dc.format.extent 190 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Língua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Proficiência oral pt_BR
dc.title It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
349183.pdf 2.492Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar