Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva
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dc.contributor.author |
FLEURI, Reinaldo |
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dc.date.accessioned |
2017-11-26T00:18:28Z |
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dc.date.available |
2017-11-26T00:18:28Z |
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dc.date.issued |
2009-01-01 |
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dc.identifier.citation |
FLEURI, R. M. Conferência de encerramento Temática: Interculturalidade: Conceitos e desafios In: II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR., 2009, Rolim de Moura. II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. , 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181394 |
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dc.description.abstract |
A sociedade brasileira vem assumindo a necessidade de se promover o convívio social e a inserção profissional de pessoas diferenciadas, seja por identidades culturais, seja por limitações físicas e mentais. Isto pressupõe a implementação de processos educativos apropriados, assim como a formação dos educadores para trabalharem com a diversidade biocultural dos estudantes. Nesta direção, o Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI-SC) desenvolveu um projeto de formação de educadores que atuam em projetos de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiências visuais, auditivas, motoras e mentais. Após um curso intensivo que permitiu o conhecimento das especificidades e as necessidades educacionais das pessoas com deficiências, realizou-se um processo de reflexão sobre a prática de algumas unidades de educação inclusiva de jovens e adultos do SESI em Santa Catarina. Partiu-se da caracterização preliminar dos objetivos, dos desafios principais, assim como das condições e necessidades educacionais dos estudantes e dos profissionais que constituem estas unidades operacionais. Realizou-se um encontro presencial em que foi se construindo dialogicamente a representação simbólica da prática educacional vivida. Construiu-se a partir das informações da prática, uma representação da organização curricular que serve como “mapa”, ou referência para cada unidade orientar sua reflexão e suas decisões educacionais cotidianas. Tal construção delineia princípios metodológicos e epistemológicos pertinentes à investigação-açãoeducativa dialógica e complexa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.title |
Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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