A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química

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A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Marques, Carlos Alberto pt_BR
dc.contributor.author Roloff, Franciani Becker pt_BR
dc.date.accessioned 2017-06-27T04:10:14Z
dc.date.available 2017-06-27T04:10:14Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345882 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176688
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo buscou compreender de que maneira a circulação de conhecimentos de Química Verde (QV), presentes em Teses e Dissertações (T&D), pode contribuir para o seu ensino e influenciar na formação de professores de Química. Os trabalhos identificados foram produzidos na esfera da pós-graduação em Química, Educação e Educação Científica e Tecnológica, entre os anos 2002 e 2014. O levantamento e a seleção ocorreram por meio de descritores a partir do Banco de Teses da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Obteve-se acesso a 77 T&D (50 dissertações e 27 teses). Considerando que o processo de produção de conhecimento resulta também da interação dos autores das T&D com outras produções da comunidade científica, formando e possibilitando a circulação de conhecimentos e práticas situadas no campo da QV, buscou-se identificar igualmente trabalhos publicados no âmbito da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em suas revistas e encontros anuais, para compreender a circulação de ideias, os resultados de pesquisa, as experiências de ensino e os textos para a disseminação da QV, no âmbito nacional; o levantamento totalizou 193 publicações autodenominadas em QV. A classificação foi realizada segundo o foco principal de cada trabalho: se voltado a conteúdos disciplinares (164 publicações) ou ao currículo (formação do químico e/ou do professor, com 29 publicações). Quanto a esse último, buscou-se identificar a característica que originou o problema do trabalho e sua associação à QV. Foi possível perceber uma predominância de propostas que vinculam a QV a outros aspectos, como a Química Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Outra característica presente em parte das publicações foram as propostas que associam a QV a atividades experimentais. Essa etapa nos possibilitou individuar e discutir eventuais tendências nas indicações de abordagens para o ensino da QV, eventualmente utilizadas nas T&D. Já a segunda e principal etapa desta pesquisa foi constituída pela análise das 77 T&D, lidas na íntegra, com a identificação de vários aspectos de conteúdo, o que possibilitou a conformação e a distinção entre os círculos exotéricos e esotéricos, hierarquizados segundo as proposições explícitas sobre o ensino da QV. Desta amostra, apenas 14 trabalhos (4 teses e 10 dissertações) referiam-se, explicitamente, a essa dimensão, constituindo-se como um círculo esotérico, enquanto seus trabalhos, o corpus principal desta investigação. Cinco categorias constituídas a priori (cada qual composta por várias subcategorias) auxiliaram na análise dos conteúdos das T&D, a saber: Tipo/característica do problema que originou o trabalho; Natureza do conhecimento envolvido; Motivações para a incorporação do ensino da QV na formação do químico e do professor de Química; Papel que atribui ao ensino da QV e Modelo de implementação do ensino. Entre os principais resultados estão: o compartilhamento entre as diferentes áreas da pós-graduação de ideias e proposições, essencialmente, quando formulam sobre o ensino da QV, conformando um mesmo coletivo de pesquisadores; a identificação de uma grande diversidade de razões causais/motivações, problemas de estudo, conhecimentos produzidos, procedimentos adotados e algumas formas sugeridas para a implementação da QV no ensino de Química. Ao final da análise desses 14 trabalhos, evidenciaram-se vários sinais que apontam ou reforçam a evolução da Química Clássica em direção a uma Química denominada Verde, voltada a agir, preventivamente, quanto aos problemas ambientais. Constatou-se que há uma preocupação que isso precisa reverberar no ensino da Química, inclusive na formação de seus professores, caracterizando a constituição de um novo estilo de pensamento, na área da Química: o ensino da QV. Logo, a formação em nível da pós-graduação proporciona um espaço importante e um instrumento de colaboração por meio da circulação de ideias e conhecimentos para que se efetive essa evolução no âmbito da Química, consolidando a chamada Comunidade Epistemológica QV.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study presents the first reflections of a doctoral research which focuses on understanding how the knowledge of the Green Chemistry (GC) present in theses and dissertations (T&D), may be contributing to the teaching of this perspective, and influencing teacher training of Chemistry. The state of the art research takes place in works produced around of Graduate in Chemistry, Education and Scientific and Technological Education, between 2002 and 2014. Those were identified and selected from the thesis database of Coordination for the Improvement of Higher Level Education (CAPES) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Access to 77 T&D (50 dissertations and 27 theses) was obtained. Considering which the process of knowledge production also results from the interaction of T&D authors with other scientific community productions, creating and allowing the circulation of knowledge and practices located in the field of GC, it was identified published works under the Brazilian Chemical Society (SBQ) in their magazines and annual meetings to understand the flow of ideas, research results, teaching experiences and texts for dissemination of GC at the national scope; the survey reached 193 GC self-styled publications. The classification was made according to the main focus of each work: turned the disciplinary contents (164 publications) or resume (chemical formation and / or teacher with 29 publications). At this last, attempted to identify the characteristics that originated the problem of work and its association with GC. It was possible to see a predominance of proposals linking GC to other aspects, such as the Environmental Chemistry and Sustainable Development. Another characteristic it was the proposals that associate GC to experimental activities. The first stage enabled us individually and discuss possible trends of teaching approaches to GC may have been used in T&D. The second and main stage of this research was established by analysis of 77 T&D, reading entirely, and identifying various aspects of content, which allowed the conformation and the distinction between exoteric and esoteric circles, ranked according to the explicit propositions about the GC education. At those, only 14 studies (4 theses and dissertations 10) explicitly referred to this dimension, establishing itself as an esoteric circle. Five categories established in advance (each composed of several subcategories) have helped in the analysis of T&D contents, namely: Problem type/characteristic which originated the work; Knowledge nature involved; Incorporate motivations from GC education to form the chemist and chemistry teacher; Justification of GC teaching and teaching model implementation. The main results are: sharing across the different areas of postgraduate ideas and proposals, essentially, when formulated on the GC teaching, forming the same collective of researchers; identifying a wide variety of causal reasons / motivations, study issues, knowledge produced, adopted procedures and some suggested forms for the GC implementation in the Chemistry field. By the end of the 14 studies analysis, revealed up several signs that point or reinforce the evolution of classical chemistry towards a chemical called Green, focused on preventive action on environmental issues. It was noted there is concern that could reverberate in chemistry teaching, including the training of their teachers resulting in a new style of thought in the area of Chemistry: the teaching of GC. Therefore, the post-graduate level training provides an important space and a collaborative tool for the circulation of ideas and knowledge to become effective this evolution in the field of chemistry, named as Green Chemistry Epistemological Community. en
dc.format.extent 346 p.| il., gráfs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Química verde pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores de quimica pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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