Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Thuysa Schlichting de
dc.date.accessioned 2017-04-08T16:56:45Z
dc.date.available 2017-04-08T16:56:45Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SOUZA, Thuysa Schlichting de. Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.80-92, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174649
dc.description https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/90 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). De modo particular, analiso a oitava edição do manual didático “Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, evidenciando como os conteúdos de aritmética foram indicados e apresentados aos professores que ensinavam matemática nas escolas primárias. Procuro estudar o manual com base no contexto histórico-pedagógico do Brasil, e particularmente de Santa Catarina, na década de 1940. Os aportes teórico-metodológicos fundamentam-se nas reflexões acerca da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Os resultados sugerem que representações da aritmética escolar circularam em Santa Catarina por meio do manual de Aguayo e que estas foram apropriadas pelos representantes da educação no estado. Para Aguayo, o ensino de aritmética deveria ser sistematizado e racional, visando o cálculo e os problemas práticos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Caminhos da Educação Matemática em Revista pt_BR
dc.subject Aritmética escolar pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.title Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
90-302-1-PB.pdf 461.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar