Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina
Show simple item record
dc.contributor.author |
Souza, Thuysa Schlichting de |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-08T16:56:45Z |
|
dc.date.available |
2017-04-08T16:56:45Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Thuysa Schlichting de. Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v.5, n.1, p.80-92, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174649 |
|
dc.description |
https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/90 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). De modo particular, analiso a oitava edição do manual didático “Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, evidenciando como os conteúdos de aritmética foram indicados e apresentados aos professores que ensinavam matemática nas escolas primárias. Procuro estudar o manual com base no contexto histórico-pedagógico do Brasil, e particularmente de Santa Catarina, na década de 1940. Os aportes teórico-metodológicos fundamentam-se nas reflexões acerca da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Os resultados sugerem que representações da aritmética escolar circularam em Santa Catarina por meio do manual de Aguayo e que estas foram apropriadas pelos representantes da educação no estado. Para Aguayo, o ensino de aritmética deveria ser sistematizado e racional, visando o cálculo e os problemas práticos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nova |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar