Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina

Show full item record

Title: Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina
Author: Souza, Thuysa Schlichting de
Abstract: Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). De modo particular, analiso a oitava edição do manual didático “Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, evidenciando como os conteúdos de aritmética foram indicados e apresentados aos professores que ensinavam matemática nas escolas primárias. Procuro estudar o manual com base no contexto histórico-pedagógico do Brasil, e particularmente de Santa Catarina, na década de 1940. Os aportes teórico-metodológicos fundamentam-se nas reflexões acerca da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Os resultados sugerem que representações da aritmética escolar circularam em Santa Catarina por meio do manual de Aguayo e que estas foram apropriadas pelos representantes da educação no estado. Para Aguayo, o ensino de aritmética deveria ser sistematizado e racional, visando o cálculo e os problemas práticos.
Description: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/90
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174649
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
90-302-1-PB.pdf 461.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar