Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina
Show full item record
Title:
|
Ensino de Aritmética no livro didático da escola nova de Miguel Aguayo: reverberações do escolanovismo em Santa Catarina |
Author:
|
Souza, Thuysa Schlichting de
|
Abstract:
|
Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). De modo particular, analiso a oitava edição do manual didático “Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, evidenciando como os conteúdos de aritmética foram indicados e apresentados aos professores que ensinavam matemática nas escolas primárias. Procuro estudar o manual com base no contexto histórico-pedagógico do Brasil, e particularmente de Santa Catarina, na década de 1940. Os aportes teórico-metodológicos fundamentam-se nas reflexões acerca da história das disciplinas escolares e da cultura escolar. Os resultados sugerem que representações da aritmética escolar circularam em Santa Catarina por meio do manual de Aguayo e que estas foram apropriadas pelos representantes da educação no estado. Para Aguayo, o ensino de aritmética deveria ser sistematizado e racional, visando o cálculo e os problemas práticos. |
Description:
|
https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/90 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174649
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar