Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano?
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Título:
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Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano? |
Autor:
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Oliveira, Marcus Aldenisson de
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Resumo:
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Este artigo tem por objetivo analisar a Arithmetica Primaria, de Antonio Trajano, sob os aspectos epistemológico e didático, a fim de identificar os princípios pedagógicos que auxiliaram o autor na organização e estruturação dos saberes aritméticos presentes na sua obra. Toma-se para análise um exemplar da 12ª edição publicado em 1895. Interessa saber: Como ensinar Aritmética aos principiantes no final do século XIX? Nas páginas da Arithmetica Primaria de Antonio Trajano, os princípios pedagógicos revelam uma proposta de ensino intuitivo da Aritmética: primeiro o ensino impulsiona e segue o desenvolvimento das faculdades sensíveis ou inferiores (atenção, observação, etc.) e, em seguida, as faculdades reflexivas ou superiores (imaginação, julgamento, memória, etc.). Um modo de ensino educativo, prático e adaptado à capacidade da criança. |
Descrição:
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https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/86 |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174554
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Data:
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2016 |
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