Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano?

Mostrar registro completo

Título: Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano?
Autor: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a Arithmetica Primaria, de Antonio Trajano, sob os aspectos epistemológico e didático, a fim de identificar os princípios pedagógicos que auxiliaram o autor na organização e estruturação dos saberes aritméticos presentes na sua obra. Toma-se para análise um exemplar da 12ª edição publicado em 1895. Interessa saber: Como ensinar Aritmética aos principiantes no final do século XIX? Nas páginas da Arithmetica Primaria de Antonio Trajano, os princípios pedagógicos revelam uma proposta de ensino intuitivo da Aritmética: primeiro o ensino impulsiona e segue o desenvolvimento das faculdades sensíveis ou inferiores (atenção, observação, etc.) e, em seguida, as faculdades reflexivas ou superiores (imaginação, julgamento, memória, etc.). Um modo de ensino educativo, prático e adaptado à capacidade da criança.
Descrição: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/86
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174554
Data: 2016


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
86-298-1-PB.pdf 878.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar