Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano?
Show full item record
Title:
|
Como ensinar aritmética aos principiantes no final do século XIX, a partir da arithmetica primaria de Antonio Trajano? |
Author:
|
Oliveira, Marcus Aldenisson de
|
Abstract:
|
Este artigo tem por objetivo analisar a Arithmetica Primaria, de Antonio Trajano, sob os aspectos epistemológico e didático, a fim de identificar os princípios pedagógicos que auxiliaram o autor na organização e estruturação dos saberes aritméticos presentes na sua obra. Toma-se para análise um exemplar da 12ª edição publicado em 1895. Interessa saber: Como ensinar Aritmética aos principiantes no final do século XIX? Nas páginas da Arithmetica Primaria de Antonio Trajano, os princípios pedagógicos revelam uma proposta de ensino intuitivo da Aritmética: primeiro o ensino impulsiona e segue o desenvolvimento das faculdades sensíveis ou inferiores (atenção, observação, etc.) e, em seguida, as faculdades reflexivas ou superiores (imaginação, julgamento, memória, etc.). Um modo de ensino educativo, prático e adaptado à capacidade da criança. |
Description:
|
https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/86 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174554
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar