Possibilidades para o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica participantes de subprojetos PIBID/CAPES da área curricular Ciências da Natureza

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Possibilidades para o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica participantes de subprojetos PIBID/CAPES da área curricular Ciências da Natureza

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Título: Possibilidades para o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica participantes de subprojetos PIBID/CAPES da área curricular Ciências da Natureza
Autor: Demos, Talles Viana
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo identificar possibilidades em Subprojetos do PIBID/CAPES para o Desenvolvimento Profissional Docente de Professores em serviço na Educação Básica. Para isso, me propus a responder o seguinte problema de pesquisa: Como os Subprojetos PIBID/CAPES/UFSC da área curricular Ciências da Natureza possibilitam um Desenvolvimento Profissional Docente para os Professores em serviço na Educação Básica na condição de Bolsista Supervisor? Devido à natureza deste problema, para elaboração de uma resposta adequada, trabalhei com informações que caracterizam este estudo como de natureza qualitativa. Como fontes para coleta de informações, utilizei: sujeitos (01 Bolsista Coordenador Institucional, 06 Bolsistas Coordenadores de Área e 07 Bolsistas Supervisores de Subprojetos PIBID/CAPES/UFSC da área curricular Ciências da Natureza) e documentos (Projeto Institucional PIBID/CAPES/UFSC ? Edital nº61/2013 - e Relatório Parcial de Atividades PIBID/CAPES/UFSC 2014). Os instrumentos que utilizei para coleta de informações foram: (i) questionários, para os Bolsistas Supervisores; (ii) entrevistas, para o Bolsista Coordenador Institucional e Bolsista Coordenador de Área; e (iii) roteiros de análise textual, para os documentos. A partir das evidências e constatações constituídas identifiquei que os Subprojetos PIBID/CAPES/UFSC da área curricular Ciências na Natureza possuem aspectos que limitam as possibilidades de um Desenvolvimento Profissional Docente pleno para seus Bolsistas Supervisores, pois: [i] não há ações voltadas, explicitamente, para isso; [ii] não há detalhamento na função do Bolsista Supervisor nas ações previstas pelos Subprojetos; [iii] a inserção do Bolsista Supervisor, no Subprojeto, acontece de modo esporádico e pontual; [iv] as condições oferecidas pelas EEB para as ações de Supervisão Docente são precárias; [v] há falta de coletividade profissional e consenso para ações de Supervisão Docente. A partir dos resultados, foi possível concluir que há possibilidades e limitações para o Desenvolvimento Profissional Docente de Bolsistas Supervisores em Subprojetos PIBID/CAPES.<br>Abstract : This Master's Dissertation aims to identify possibilities for subprojects of PIBID/CAPES for the Professional Development of Teachers of Basic Education Teacher?s in service in. For this, I set out to answer the following research problem: How subprojects PIBID/ CAPES/UFSC curriculum area Natural Sciences enable one Professional Development of Teacher for Basic Education Teacher?s in service provided Fellow Supervisor? Due to the nature of this problem, to draw up an appropriate response, I worked with information that characterizes this study as qualitative. As sources for gathering information, I used: subjects (01 Scholarship Institutional Coordinator, 06 Fellows Coordinator Area and 07 Fellows Supervisors in subprojects PIBID/CAPES/UFSC curriculum area Natural Sciences) and documents (Institutional Project PIBID/CAPES/UFSC and Partial report Activities PIBID/CAPES/UFSC 2014). The tools I used to collect information were: (i) questionnaires to Fellows Supervisors; (Ii) interviews for the Institutional Scholarship Coordinator and Scholarship Coordinator Area; and (iii) routes of textual analysis to the documents. From the evidence and made findings identified that according to the results, the subprojects PIBID/CAPES/UFSC curriculum area Sciences in nature have aspects that limit the possibilities of a Professional Development of Teacher full for its Fellows Supervisors as: [ i] no actions directed explicitly to it; [Ii] no details on the function of Scholarship Supervisor in the actions provided for by the subprojects; [Iii] the insertion of the Fellow Supervisors in the Subproject, happens sporadically and timely manner; [Iv] the conditions offered by the School of Basic Education for Teacher Supervision actions are precarious; [V] there is a lack of professional and community consensus for Supervision Teacher actions. From the results, it was concluded that there are possibilities for the Professional Development of Teachers Fellows Supervisors in subprojects PIBID / CAPES.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172267
Data: 2016


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