Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940)

DSpace Repository

A- A A+

Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940)

Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Thuysa Schlichting de
dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2016-11-12T03:02:16Z
dc.date.available 2016-11-12T03:02:16Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SOUZA, T. S. ; COSTA, D. A. . Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940). Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 611, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170227
dc.description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16311&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract O movimento da Escola Nova no Brasil adquire notoriedade em meados de 1920, já no estado de Santa Catarina as modificações no currículo da escola primária só foram instituídas oficialmente na década de 1940. Nesse contexto, o objetivo deste artigo recai sobre a seguinte questão: quais propostas para o ensino de aritmética podem ser lidas nos documentos oficiais da década de 1940? O ferramental teórico-metodológico nas análises empreendidas no artigo são proveniente da História Cultural. Verificamos que o programa de 1946 apresentou uma série de inovações de caráter estrutural e didático-pedagógico, visando instituir um currículo que possibilitasse o contato das crianças com os conhecimentos úteis à vida prática e social. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional (PUCPR) pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Aritmética escolar pt_BR
dc.subject Escola nova pt_BR
dc.title Representações da aritmética escolar em tempos de Escola Nova em Santa Catarina (década de 1940) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Representações da aritmética.pdf 790.0Kb PDF View/Open Artigo revista Diálogo Educacional

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar