Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?
Show simple item record
dc.contributor.author |
França, Denise Medina de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-12T19:16:40Z |
|
dc.date.available |
2016-10-12T19:16:40Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FRANÇA, D. M.. COMO ENSINAR MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 403-422, 2016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169139 |
|
dc.description |
Disponível em:http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16277&dd99=view&dd98=pb |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Pedagogia Ativa, tratada nesse artigo, forma de ensinar apregoada por Zoltan Dienes, tem como destaque a metodologia da descoberta, que defendia a abordagem da aritmética com a prática de jogos, utilizando diferentes tipos de material estruturado, com regras determinadas, de acordo com a ideia abstrata que se planeja concretizar. Assim a questão norteadora deste artigo é: buscar compreender o método proposto por Dienes para o ensino dos saberes aritmeticos, em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), principalmente no Estado de São Paulo e posto a circular por todo país. A periodicidade do texto relaciona-se a um período de expansão e criação dos sistemas de ensino no Brasil, com transformações na estrutura, no funcionamento, nos programas e no currículo de Matemática, de acordo com as normativas impostas pelas LDB 4.024/61 e LDB 5.692/71. Na articulação das questões, fiz uso da abordagem da História Cultural e me apoiei nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluí que o ensino da aritmética nas séries iniciais acompanhou as recomendações dos campos da psicologia e da didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias de Zoltan Dienes, defendendo uma abordagem estruturalista para a Matemática e o uso de materiais estruturados, que produziram grandes reformulações na didática, resssignificando o quê, como e pra quem ensinar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Zoltan Dienes |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Ativa |
pt_BR |
dc.title |
Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar