Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?

DSpace Repository

A- A A+

Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?

Show simple item record

dc.contributor.author França, Denise Medina de Almeida
dc.date.accessioned 2016-10-12T19:16:40Z
dc.date.available 2016-10-12T19:16:40Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FRANÇA, D. M.. COMO ENSINAR MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 403-422, 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169139
dc.description Disponível em:http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16277&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract A Pedagogia Ativa, tratada nesse artigo, forma de ensinar apregoada por Zoltan Dienes, tem como destaque a metodologia da descoberta, que defendia a abordagem da aritmética com a prática de jogos, utilizando diferentes tipos de material estruturado, com regras determinadas, de acordo com a ideia abstrata que se planeja concretizar. Assim a questão norteadora deste artigo é: buscar compreender o método proposto por Dienes para o ensino dos saberes aritmeticos, em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), principalmente no Estado de São Paulo e posto a circular por todo país. A periodicidade do texto relaciona-se a um período de expansão e criação dos sistemas de ensino no Brasil, com transformações na estrutura, no funcionamento, nos programas e no currículo de Matemática, de acordo com as normativas impostas pelas LDB 4.024/61 e LDB 5.692/71. Na articulação das questões, fiz uso da abordagem da História Cultural e me apoiei nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluí que o ensino da aritmética nas séries iniciais acompanhou as recomendações dos campos da psicologia e da didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias de Zoltan Dienes, defendendo uma abordagem estruturalista para a Matemática e o uso de materiais estruturados, que produziram grandes reformulações na didática, resssignificando o quê, como e pra quem ensinar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Zoltan Dienes pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject Escola Ativa pt_BR
dc.title Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
dialogo-16277.pdf 847.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar