Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?

DSpace Repository

A- A A+

Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?

Show full item record

Title: Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?
Author: França, Denise Medina de Almeida
Abstract: A Pedagogia Ativa, tratada nesse artigo, forma de ensinar apregoada por Zoltan Dienes, tem como destaque a metodologia da descoberta, que defendia a abordagem da aritmética com a prática de jogos, utilizando diferentes tipos de material estruturado, com regras determinadas, de acordo com a ideia abstrata que se planeja concretizar. Assim a questão norteadora deste artigo é: buscar compreender o método proposto por Dienes para o ensino dos saberes aritmeticos, em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), principalmente no Estado de São Paulo e posto a circular por todo país. A periodicidade do texto relaciona-se a um período de expansão e criação dos sistemas de ensino no Brasil, com transformações na estrutura, no funcionamento, nos programas e no currículo de Matemática, de acordo com as normativas impostas pelas LDB 4.024/61 e LDB 5.692/71. Na articulação das questões, fiz uso da abordagem da História Cultural e me apoiei nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluí que o ensino da aritmética nas séries iniciais acompanhou as recomendações dos campos da psicologia e da didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias de Zoltan Dienes, defendendo uma abordagem estruturalista para a Matemática e o uso de materiais estruturados, que produziram grandes reformulações na didática, resssignificando o quê, como e pra quem ensinar.
Description: Disponível em:http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=16277&dd99=view&dd98=pb
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169139
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
dialogo-16277.pdf 847.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar