No country for old auteurs : the notion of the auteur revisited through the cinema of the coen brothers

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

No country for old auteurs : the notion of the auteur revisited through the cinema of the coen brothers

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gatti, Jose pt_BR
dc.contributor.author Massias, Matheus Batista pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-11T04:04:55Z
dc.date.available 2016-10-11T04:04:55Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 342184 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169090
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2016 pt_BR
dc.description.abstract The present thesis consists of an investigation concerning auteurism, as a critical practice, scrutinizing two Coen Brothers' films, The Big Lebowski (1998) and No Country for Old Men (2007), as objects of study. Auteurism is reviewed over the years, from the period prior to Cahiers du Cinéma to its takeover and undertaking during the 1950s in France; auteur criticism is also analyzed in the U.S. and in the U.K. An overview and focused features are rendered by critics and theoreticians who formulated, defended, and attacked this critical approach, it also questions what an auteur is. The following chapters aim at analyzing the two films abovementioned by the Coens, its characters and shot analyses, using auteurist perspectives allied to other theoretical standpoints, such as poststructuralism and intertextuality; therefore, the notions of "work," "text," and "author" are studied under the essays by Roland Barthes, Michel Foucault and Julia Kristeva. Moreover, adaptation is also tackled, acknowledged as both a process and a product, by Linda Hutcheon.<br> pt_BR
dc.description.abstract Resumo : Esta dissertação consiste em uma investigação no que diz respeito o autorismo, como uma prática crítica, escrutinizando dois filmes dos irmãos Coen, O Grande Lebowski (1998) e Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), como objetos de estudo. O autorismo é revisado através dos anos, a partir do período anterior à Cahiers du Cinéma até os anos em que a revista assumiu o controle e encarregou-se de tal prática na França dos anos de 1950; a crítica de autor também é analisada nos Estados Unidos e no Reino Unido. Uma visão geral e seus aspectos mais detalhados são oferecidos por críticos e teóricos que se debruçaram formulando, defendendo, ou criticando essa abordagem crítica, objetiva-se também questionar o que é um autor no cinema. Os capítulos seguintes visam analisar os dois filmes citados acima, através de seus personagens e análises fílmicas, usando a perspectiva autoral aliada a outros pontos de vista teóricos, como o pós-estruturalismo e a intertextualidade; portanto, a noção de "obra," "texto," e "autor" são estudadas a partir de Barthes, Foucault, e Kristeva. Ademais, a adaptação também é investigada, como um processo e um produto, por Hutcheon. en
dc.format.extent 106 p.| ils. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Língua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Intertextualidade pt_BR
dc.subject.classification Literatura - Adaptações pt_BR
dc.subject.classification Roteiros cinematograficos - pt_BR
dc.subject.classification Historia e critica pt_BR
dc.title No country for old auteurs : the notion of the auteur revisited through the cinema of the coen brothers pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
342184.pdf 1.068Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar