A formação de professores na Amazônia e as dimensões socioambientais: um estudo sobre o PARFOR

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A formação de professores na Amazônia e as dimensões socioambientais: um estudo sobre o PARFOR

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Title: A formação de professores na Amazônia e as dimensões socioambientais: um estudo sobre o PARFOR
Author: Vasconcelos, Elizandra Rego de
Abstract: Os temas socioambientais têm sido foco de investigações, e dentre eles estão aqueles relacionados aos contextos socioambientais da Amazônia, que são de especial relevância para o ensino de ciências local. A questão norteadora desta pesquisa é a seguinte: considerando a licenciatura em Ciências Biológicas do Plano Nacional de Formação de Professores ? PARFOR na Amazônia, como se inserem, se organizam e resultam relevantes as questões de natureza socioambiental, sejam no contexto global, sejam no regional? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é estudar a dimensão socioambiental da Amazônia presente no contexto da formação inicial dos professores envolvidos no PARFOR. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos: 1) Discutir a práxis sobre questões socioambientais durante a formação de professores; 2) Investigar como os aspectos sócio-históricos regionais vinculados às questões socioambientais são considerados no contexto da formação de professores; e 3) Verificar como os cursos de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e naturais associam os conhecimentos científicos da área às problemáticas amazônicas. Diante disso, o desenho metodológico da pesquisa caracterizou-se pela utilização de elementos qualitativos (pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas na modalidade projetiva, que foram analisadas por meio da análise do conteúdo) e quantitativos (questionários estruturados inspirados na escala de Likert, os quais foram analisados por técnicas de estatística descritiva). Os resultados demonstraram que as questões socioambientais fazem-se presentes na formação de professores por meio dos aspectos sócio-históricos e das dimensões que compõem o conceito socioambiental, sendo estas: ambiental, ecológica, política (nacional e internacional), cultural e social (VEIGA, 2010). Ademais, embora presentes na formação oferecida pelo PARFOR, as questões socioambientais são apenas problematizadas, sem que haja reais indícios de planejamento e articulação que contemplem o aprofundamento das temáticas em sua relação com as disciplinas científicas do curso. Diante disso, defende-se a tese de que as questões socioambientais se fazem presentes na formação inicial de professores realizada pelo PARFOR, mas seu potencial de transformação local depende do estado de conscientização em que os sujeitos se encontram. Certamente, quanto mais ampla for a consciência sobre a realidade enfrentada, mais crítica ela se torna, bem como maior é a possibilidade de transformação, enquanto sujeitos históricos.<br>Abstract : The socio-environmental issues have been the focus of research, and among them those related to social-environmental contexts of Amazon are of particular relevance to the local science education. The main question of this research is as follows: Given the degree in Biological Sciences of the National Teacher Training Plan - PARFOR in the Amazon, as they operate, organize and lead relevant social and environmental nature issues are global, are the regional context? The overall objective of the research is to study the socio-environmental dimension of this Amazon in the context of initial training of teachers involved in PARFOR. They were listed the following objectives: 1) Discuss practice on socio-environmental issues during teacher training; 2) Investigate how the regional socio-historical aspects related to socio-environmental issues are considered in the context of teacher education and 3) Check how the Full Degree courses in Biological Sciences and Natural associate scientific knowledge of the area to Amazon problematic. The methodological research design is characterized by the use of qualitative (desk research, semi-structured interviews in the projective mode and were analyzed using content analysis) and quantitative (structured questionnaires inspired by the Likert scale, which were analyzed by technical descriptive statistics). The results demonstrated that environmental issues are always present in teacher education through historical social aspects and dimensions that make up the environmental concept, which are: environmental, ecological, political (domestic and international), cultural and social The results demonstrated that environmental issues are always present in teacher education through historical social aspects and dimensions that make up the environmental concept, which are: environmental, ecological, political (domestic and international), cultural and social (Veigas, 2010). And that while present in the training offered by PARFOR, social-environmental issues are just problematized, without solid evidence of planning and coordination that include the deepening of the themes in their relation to the scientific disciplines of the course. Therefore, the argument put forward is that socio-environmental issues are always present in the initial teacher training conducted by PARFOR, but its potential for local processing depends on the awareness of the state in which the subjects are. Certainly, the broader awareness about the reality faced, the more critical it becomes, and the greater the possibility of transformation, as historical subjects.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168212
Date: 2016


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