A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946

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A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946

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dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2016-09-15T13:37:20Z
dc.date.available 2016-09-15T13:37:20Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation COSTA, D. A.. A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de artimética de 1946. HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, v. 2, p. 205-215, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167433
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35/42 pt_BR
dc.description.abstract Este texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teóricometodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Escola ativa pt_BR
dc.subject Programa de ensino pt_BR
dc.title A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946 pt_BR
dc.type Article pt_BR


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A escola ativa ... olares catarinenses....pdf 163.7Kb PDF View/Open Artigo Revista de História da Educação Matemática

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