A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946

DSpace Repository

A- A A+

A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946

Show full item record

Title: A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946
Author: Costa, David Antonio da
Abstract: Este texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teóricometodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno.
Description: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35/42
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167433
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
A escola ativa ... olares catarinenses....pdf 163.7Kb PDF View/Open Artigo Revista de História da Educação Matemática

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar