A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946
Show full item record
Title:
|
A escola ativa nos grupos escolares catarinenses: o programa de aritmética de 1946 |
Author:
|
Costa, David Antonio da
|
Abstract:
|
Este texto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos da escola ativa nos grupos escolares catarinenses vistos no programa de Aritmética de 1946. Adota-se como ferramental teóricometodológico a História Cultural representada nas ideias de Julia e outros referencias da História da Educação. O texto produzido, cotejado com a legislação catarinense tomada como fonte privilegiada, permitiu identificar características do ideário da Escola Nova desde os tempos da Reforma Trindade, 1935, intensificando sua presença no programa de 1946. No entanto, ainda que este movimento tenha sido gradualmente intensificado, também foi observado a permanência da característica da Pedagogia Moderna, representada pelo método intuitivo. De fato, nota-se um deslocamento gradativo direcionado para a escola ativa caracterizado pela ênfase dada ao ensino no trabalho pelo aluno. |
Description:
|
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/35/42 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167433
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar