Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-06T00:50:11Z |
|
dc.date.available |
2016-09-06T00:50:11Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. Diálogo Educacional, v. 16, p. 271-199, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167152 |
|
dc.description.abstract |
O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como “enjeux” da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Curso primário |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Saber escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática escolar |
pt_BR |
dc.title |
Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar