Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares

DSpace Repository

A- A A+

Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares

Show full item record

Title: Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como “enjeux” da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167152
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
dialogo-16271.pdf 856.1Kb PDF View/Open Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar