Ensino médio politécnico? Notas sobre a reforma em curso no Rio Grande do Sul
Show simple item record
dc.contributor.author |
Búrigo, Elisabete Zardo |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-01T03:16:34Z |
|
dc.date.available |
2016-08-01T03:16:34Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
BÚRIGO, E. Z. Ensino Médio Politécnico? Notas sobre a reforma em curso no Rio Grande do Sul. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 51, p. 46-59, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166110 |
|
dc.description.abstract |
O texto discute a proposta de reforma no ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul, anunciada pela Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) em 2011. A partir da análise de documentos da SEDUC, identifica-se, entre os pressupostos orientadores do discurso governamental, a ideia de que a seletividade e a evasão escolar podem ser superadas através da adaptação dos currículos ao mundo do trabalho. Esse pressuposto é colocado em questão a partir de uma leitura sobre as conexões entre os processos de escolarização e de inserção dos jovens no mercado de trabalho. As condições de implementação da reforma, desconectadas de políticas de dotação de recursos e de valorização do professorado, são apontadas como contraditórias com o protagonismo atribuído, nos documentos, aos estudantes e às escolas. Avalia-se que as medidas instauradas tendem a provocar o esvaziamento dos currículos e, desse modo, reforçar a dualidade existente entre as redes de ensino pública e privada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade e Sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Ensino médio politécnico? Notas sobre a reforma em curso no Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar