Ensino médio politécnico? Notas sobre a reforma em curso no Rio Grande do Sul
Show full item record
Title:
|
Ensino médio politécnico? Notas sobre a reforma em curso no Rio Grande do Sul |
Author:
|
Búrigo, Elisabete Zardo
|
Abstract:
|
O texto discute a proposta de reforma no ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Sul, anunciada pela Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) em 2011. A partir da análise de documentos da SEDUC, identifica-se, entre os pressupostos orientadores do discurso governamental, a ideia de que a seletividade e a evasão escolar podem ser superadas através da adaptação dos currículos ao mundo do trabalho. Esse pressuposto é colocado em questão a partir de uma leitura sobre as conexões entre os processos de escolarização e de inserção dos jovens no mercado de trabalho. As condições de implementação da reforma, desconectadas de políticas de dotação de recursos e de valorização do professorado, são apontadas como contraditórias com o protagonismo atribuído, nos documentos, aos estudantes e às escolas. Avalia-se que as medidas instauradas tendem a provocar o esvaziamento dos currículos e, desse modo, reforçar a dualidade existente entre as redes de ensino pública e privada. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166110
|
Date:
|
2013 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar