Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática
Show full item record
Title:
|
Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática |
Author:
|
Rios, Diogo Franco
|
Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar reflexões teórico-metodológicas a respeito da contribuição que os lugares de memória podem oferecer à formação de professores de matemática. Inicialmente, apresenta uma demarcação do contexto da pesquisa em história da educação matemática com foco na cultura escolar que o autor vem desenvolvendo na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, em diálogo com outras pesquisas, tanto no campo da História da Educação quanto da História da Educação Matemática; a seguir, com base em uma série de discussões no âmbito da história e da história da educação, apresenta a construção de lugares de memória no âmbito das instituições escolares como uma alternativa para reverter a condição precária em que se encontram os acervos das práticas educativas. Por fim, avança sobre a questão apresentada inicialmente, que se constitui em uma contribuição a um debate já existente, que liga a formação de professores de matemática à área de história da educação matemática. |
Description:
|
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1452 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161172
|
Date:
|
2015 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar