Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática

Show full item record

Title: Contribuições dos Lugares de Memória para a Formação de Professores de Matemática
Author: Rios, Diogo Franco
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar reflexões teórico-metodológicas a respeito da contribuição que os lugares de memória podem oferecer à formação de professores de matemática. Inicialmente, apresenta uma demarcação do contexto da pesquisa em história da educação matemática com foco na cultura escolar que o autor vem desenvolvendo na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, em diálogo com outras pesquisas, tanto no campo da História da Educação quanto da História da Educação Matemática; a seguir, com base em uma série de discussões no âmbito da história e da história da educação, apresenta a construção de lugares de memória no âmbito das instituições escolares como uma alternativa para reverter a condição precária em que se encontram os acervos das práticas educativas. Por fim, avança sobre a questão apresentada inicialmente, que se constitui em uma contribuição a um debate já existente, que liga a formação de professores de matemática à área de história da educação matemática.
Description: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1452
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161172
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
1452-4660-1-PB.pdf 66.88Kb PDF View/Open Artigo Acta Scientiae

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar