A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?
Show full item record
Title:
|
A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos? |
Author:
|
Leme da Silva, Maria Célia; Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
O texto analisa alguns cadernos de exercícios de alunos que freqüentaram as chamadas “turmas-piloto”, classes que desenvolveram as primeiras experiências pedagógicas propostas pelo movimento de modernização do ensino de matemática em Portugal. Tais cadernos foram utilizados em conjunto com o material didático elaborado por Sebastião e Silva, para os 6º e 7º anos do 3º ciclo dos liceus. O objetivo do trabalho é, através do uso desses materiais didático-pedagógicos, buscar uma interpretação histórica das práticas que ocorreram nas turmas-piloto. A análise dessas fontes – cadernos escolares – traz elementos importantes para a compreensão do Movimento da Matemática Moderna em Portugal, referenciada pelos estudos culturais. O que mostram os cadernos relativamente à incorporação de novos conteúdos de ensino? Quais são os exercícios praticados nesta nova proposta? Qual a sua ênfase? Quais conteúdos são predominantemente estudados? Essas, dentre outras, são algumas das questões norteadoras da análise. |
Description:
|
Disponível em: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=178553&rid=178304 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160955
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar