A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?

DSpace Repository

A- A A+

A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?

Show full item record

Title: A Matemática Moderna em Portugal: o que dizem os cadernos escolares dos alunos?
Author: Leme da Silva, Maria Célia; Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: O texto analisa alguns cadernos de exercícios de alunos que freqüentaram as chamadas “turmas-piloto”, classes que desenvolveram as primeiras experiências pedagógicas propostas pelo movimento de modernização do ensino de matemática em Portugal. Tais cadernos foram utilizados em conjunto com o material didático elaborado por Sebastião e Silva, para os 6º e 7º anos do 3º ciclo dos liceus. O objetivo do trabalho é, através do uso desses materiais didático-pedagógicos, buscar uma interpretação histórica das práticas que ocorreram nas turmas-piloto. A análise dessas fontes – cadernos escolares – traz elementos importantes para a compreensão do Movimento da Matemática Moderna em Portugal, referenciada pelos estudos culturais. O que mostram os cadernos relativamente à incorporação de novos conteúdos de ensino? Quais são os exercícios praticados nesta nova proposta? Qual a sua ênfase? Quais conteúdos são predominantemente estudados? Essas, dentre outras, são algumas das questões norteadoras da análise.
Description: Disponível em: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=178553&rid=178304
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160955
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View Description
QUADRANTE_Celia_Wagner.pdf 2.290Mb PDF View/Open Artigo revista Quadrante

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar