Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
Show simple item record
dc.contributor.author |
Mendes, Iran Abreu |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-20T01:25:12Z |
|
dc.date.available |
2016-04-20T01:25:12Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
MENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865 |
|
dc.description |
Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A arte geométrica tem atraído o interesse de antropólogos, artistas plásticos, profi ssionais do universo da moda, estudiosos da etnomatemática, entre outros, pois em quase todo o mundo há manifestações que evidenciam aspectos geométricos elaborados pela cognição humana, o que para Gerdes (1991) é denominado de pensamento geométrico. Neste artigo, abordamos a geometria presente nos ornamentos geométricos da arte, considerando a sua importância como um eixo gerador da matemática a ser implementado nas escolas. Fazemos uma refl exão acerca de uma experiência realizada com professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática e apontamos algumas possibilidades de exploração dos princípios de simetria da arte no ensino de geometria. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Cocar (UEPA) |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomatemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Simetria |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar