Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
Show full item record
Title:
|
Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte |
Author:
|
Mendes, Iran Abreu
|
Abstract:
|
A arte geométrica tem atraído o interesse de antropólogos, artistas plásticos, profi ssionais do universo da moda, estudiosos da etnomatemática, entre outros, pois em quase todo o mundo há manifestações que evidenciam aspectos geométricos elaborados pela cognição humana, o que para Gerdes (1991) é denominado de pensamento geométrico. Neste artigo, abordamos a geometria presente nos ornamentos geométricos da arte, considerando a sua importância como um eixo gerador da matemática a ser implementado nas escolas. Fazemos uma refl exão acerca de uma experiência realizada com professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática e apontamos algumas possibilidades de exploração dos princípios de simetria da arte no ensino de geometria. |
Description:
|
Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865
|
Date:
|
2008 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar