Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte

Show full item record

Title: Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte
Author: Mendes, Iran Abreu
Abstract: A arte geométrica tem atraído o interesse de antropólogos, artistas plásticos, profi ssionais do universo da moda, estudiosos da etnomatemática, entre outros, pois em quase todo o mundo há manifestações que evidenciam aspectos geométricos elaborados pela cognição humana, o que para Gerdes (1991) é denominado de pensamento geométrico. Neste artigo, abordamos a geometria presente nos ornamentos geométricos da arte, considerando a sua importância como um eixo gerador da matemática a ser implementado nas escolas. Fazemos uma refl exão acerca de uma experiência realizada com professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática e apontamos algumas possibilidades de exploração dos princípios de simetria da arte no ensino de geometria.
Description: Disponível em: http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/105
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160865
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View Description
105-294-1-PB.pdf 397.5Kb PDF View/Open Artigo Revista Cocar (UEPA)

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar